Até 1º de janeiro de 2020, todas as salas de cinema do Brasil deverão proporcionar tecnologias para que pessoas com deficiência visual e auditiva acompanhem os filmes em cartaz. Entre os recursos que poderão ser oferecidos estão audiodescrição, legendas descritivas e janelas com intérpretes (entenda no box), de acordo com norma estabelecida pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Empresas pequenas de cinema já tiveram até o dia 16 de setembro para oferecer esses recursos em 35% das salas. O mesmo prazo foi dado para que as grandes companhias (com mais de 20 salas de exibição) tornassem 30% de suas dependências acessíveis.

De acordo com a Ancine, os cinemas que descumprirem as normas e prazos para 2020 serão penalizados com advertências ou multas de 500 a 100 mil reais.

Pessoas no cinema
#pracegover: algumas pessoas sentadas em uma sala de cinema. Foto: Amanda Edwards/Getty Images.

Para todo mundo ver e ouvir

Conheça algumas das tecnologias de acessibilidade usadas nos cinemas.

Aparelho de áudio-descrição: com ele, a pessoa com deficiência visual ouve uma voz descrevendo os cenários, figurinos, ações e emoções dos personagens. O aparelho recebe sinais via FM (como o da transmissão das rádios) ou wi-fi (internet sem fio) para operar.

Legendas descritivas: textos que podem estar na tela ou em um painel abaixo dela informam sobre um som que está tocando (como o estilo musical ou a letra de uma canção). É útil para pessoas com deficiência auditiva.

Janelas com intérpretes: uma tela menor localizada ao lado e abaixo do telão mostra intérpretes traduzindo o que é dito para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), forma de comunicação para pessoas com deficiência auditiva.

Cinema-Acessibilidade-Joca-impresso-139
#pracegover: na frente de uma parede laranja, uma mulher usa a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela veste blusa azul. Foto: Getty Images.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 139 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Nicole

    3 anos atrás

    O Joca é um jornal muito bom mesmo obg por existir! E tb gosto muitos de animais e do seu jornal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido