Múmia passa por tomografia computadorizada em Leeds, na Inglaterra. — Foto: Leeds Teaching Hospitals/Leeds Museums and Galleries/Reprodução Nature

O som da voz de um egípcio que viveu há 3 mil anos foi recuperado pela primeira vez por pesquisadores da Universidade de Londres. A descoberta foi publicada no dia 23 de janeiro, na revista Scientific Reports.

A múmia chamada Nesyamun passou por uma tomografia que revelou o desenho do seu trato vocal – parte do corpo responsável pela forma como a voz sai. Os pesquisadores usaram essas informações para fazer uma impressão 3D do trato vocal e usaram o modelo em uma simulação por computador que recriou a voz do egípcio morto.

No sarcófago da múmia, em exibição em um museu da Inglaterra há quase 200 anos, está escrito maat kheru, que significa “verdadeiro da voz”.

Na parte superior, imagens do trato vocal feitas a partir de tomografias. Embaixo, a escultura do trato vocal feita em impressora 3D. Foto: Reprodução Nature
Na parte superior, imagens do trato vocal feitas a partir de tomografias. Embaixo, a escultura do trato vocal feita em impressora 3D. Foto: Reprodução Nature

O responsável pelo estudo, David Howard, disse que o método já havia sido utilizado antes para reproduzir a voz de pessoas vivas e que os resultados foram muito próximos da realidade.

Para os pesquisadores, a descoberta pode revolucionar o jeito como as múmias são apresentadas nos museus. A voz delas poderia levar mais interação e aprendizado aos frequentadores, que, dessa forma, se aproximariam do Egito Antigo.

Ouça aqui a partir dos 30 segundos




Para que servem as múmias?

Os egípcios antigos tinham o hábito de mumificar os corpos para preservá-los após a morte, uma tradição que se estendeu por mais de 3 mil anos. O objetivo era impedir o apodrecimento do corpo, garantindo que o espírito o reconhecesse e pudesse reencarnar.

Por volta de 2500 a.C., apenas os faraós (governantes do país) podiam ser mumificados. Apenas 300 anos depois, indivíduos que tivessem condição financeira também passaram a ter esse direito.

Como as múmias eram feitas?

Primeiro, o corpo era lavado com água do rio Nilo por sacerdotes. Em seguida, os órgãos eram retirados – apenas o coração ficava, por representar a consciência de um ser humano, segundo os egípcios da época.

Depois, o corpo era coberto e preenchido com natrão, um tipo de sal encontrado facilmente no Egito, e ficava assim por cerca de 40 dias até secar por completo.

Então, o corpo era lavado novamente e, seu interior, preenchido com folhas secas. Perfumes, incensos e amuletos eram aplicados a ele após esse momento. Por fim, o corpo era embrulhado com tiras de linho e sepultado.

Fontes: G1, Aventuras na História, Nature e Science Mag.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (14)

  • Le

    1 ano atrás

    Muito interessante!

  • Manuela

    1 ano atrás

    Gostei na minha escola e nos cadernos tem o seu jornal

  • MANUELA_DECOUSSAU_RAPOSO

    2 anos atrás

    Muito legal! Sugestão para o Joca: Vocês poderiam repostar a noticia, mas com a voz da mumia que foi descoberta, seria muito legal e também todos poderiam ouvir a voz da mumia porque fica ai uma pulga atrás da orelha -´como será que era a voz da mumia´ fica ai a dica!!!

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Manuela. Tudo bom? Obrigado pela sugestão. Nós atualizamos a matéria com um vídeo onde é possível ouvir a voz da múmia. Pode clicar lá! :)

  • Isabelle

    2 anos atrás

    Oi amei!!!!!!

  • marcos

    2 anos atrás

    adorei perfeito

  • Clã Nine7

    3 anos atrás

    que legal!!! como sera que era

  • Juliana

    3 anos atrás

    Sempre gostei da História do mundo e adoro aprender mais sobre ela!

  • Daniel Teixeira do Couto

    3 anos atrás

    muito interessante, isso é a prova que a tecnologia está evoluindo em alta escala

  • João victor batista

    3 anos atrás

    Muito interessante esse jornal nunca imaginaria que eles conseguira fazer isso

  • Carlos Silva

    4 anos atrás

    O Jornal é muito bom por quê pega as informações de vários outros.

  • francisconeller

    4 anos atrás

    mumia e muito feia !

  • gabi

    1 ano atrás

    e mesmo

  • Bernardoanacleto

    4 anos atrás

    Eu queria saber a historia da terra.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido