Estudiosos norte-americanos estão projetando que bilhões, ou até trilhões, de cigarras podem surgir entre abril e maio deste ano nos Estados Unidos, em um evento raro que vem sendo chamado de “apocalipse de cigarras”. Isso porque duas ninhadas diferentes do inseto podem emergir ao mesmo tempo do solo, fenômeno não registrado no país desde 1803. 

De acordo com os cientistas, a primeira ninhada faz parte de um grupo conhecido como Brood XIX e aparece a cada 13 anos; já o segundo, Brood XIII, surge a cada 17 anos. Em 2024, ambas as ninhadas, que ficaram anos no solo durante seu ciclo de vida, vão sair da terra durante a primavera. A previsão é de que outro episódio como este só ocorra novamente em 2245.

O fenômeno deve afetar 16 estados e será percebido, principalmente, em áreas florestais. Segundo os especialistas, essas regiões serão mais afetadas do que áreas agrícolas, o que é bom sinal: apesar de não representar perigo para o ser humano, o inseto pode destruir plantações, pois se alimenta da seiva, um líquido presente nas plantas.

CICLO DE VIDA DAS CIGARRAS 
Existem mais de 1.500 espécies de cigarra no mundo. Todas têm em comum o alto som que emitem ao esfregar as asas no corpo. No Brasil, as mais comuns medem cerca de 3,5 centímetros. O ciclo de vida desse inseto é longo. Confira: 

  1. Após o acasalamento, as fêmeas colocam ovos em troncos de árvores. 
  2. Quando o ovo se desenvolve, o inseto vive a fase jovem, conhecida como ninfa. Então, desce para o solo e fi ca ali por grande parte da vida. No Brasil, essa etapa dura até dois anos. As espécies dos EUA podem ter ciclos de até 17 anos. 
  3. Ao sair do solo, a ninfa deixa para trás o exoesqueleto (esqueleto externo) e se torna um inseto adulto, para se reproduzir. Então, pode viver de semanas a alguns meses, conforme a espécie.

FONTES: CNN BRASIL, DAILY MAIL, G1, SCIENTIFIC AMERICAN, THE WASHINGTON POST, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS E UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 217 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido