Um estudo publicado na revista Science Advances, em 14 de agosto, afirma que pedaços de microplástico (veja no box da matéria à esquerda) estão caindo do céu com a neve em algumas regiões do mundo, como o Ártico — considerada uma das áreas menos afetadas pela atividade humana no planeta, no hemisfério norte. De acordo com a pesquisa, o plástico deve ter sido levado para a região pelo vento.

Para descobrir as partículas, a equipe coletou neve do Ártico na Noruega. As amostras foram levadas até o laboratório do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, onde, além do plástico, foram detectados outros materiais, como tinta e fragmentos de borracha de pneu.

Como as partículas estão no ar, é possível que as pessoas respirem esse material. De acordo com o estudo, ainda não se sabe quais podem ser as consequências para a saúde humana.

Mais sinais de plástico

plastico-artico-ciencia-e-tecnologia-136
#pracegover: cientistas usando roupas pretas buscam resíduos nos chãos cheio de gelo branco do Ártico. Foto: Reprodução de vídeo Instituto Alfred Wegener.

Outra equipe de pesquisadores, da Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos, também encontrou plástico no Ártico durante uma expedição de 18 dias. O material visto tinha tamanhos variados e não se restringia a partículas de microplástico.

Fontes: BBC, G1 e Science Advances.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido