Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Com a ajuda do Observatório Very Large Array (VLA), no Novo México, EUA, uma equipe de cientistas descobriu que as ondas de rádio captadas no espaço durante anos, vieram de uma galáxia anã a 3 bilhões de anos-luz da Terra.
As ondas, chamadas de Rajadas Rápidas de Rádio (ou Fast Radio Bursts – FRBs, em inglês) são um fenômeno astrofísico raro e consistem em pequenos pulsos de ondas de rádio que duram milésimos de segundos mas são muito potentes. As primeiras foram descobertas em 2007, em um telescópio australiano. Desde então, outras 18 rajadas foram descobertas.
O mistério sobre o local de origem dessas ondas durou muito tempo mas agora, com a ajuda de equipamentos de alta resolução, os cientistas conseguiram determinar a localização de um desses flashes de onda e anunciaram que trata-se de um fenômeno que veio de outra galáxia.
A revelação é um passo importante para solucionar o mistério por inteiro. Havia dezenas de explicações possíveis – desde buracos negros até ETs.