Representação gráfica de uma explosão cósmica. Crédito de imagem: Mark A. Garlick/Sheffiled University/reprodução

Astrônomos da Universidade de Southampton publicaram um estudo, em 11 de maio, da maior explosão cósmica já registrada. A bola de energia que o fenômeno ocasionou chega a ser cem vezes maior do que todo o nosso Sistema Solar e dez vezes mais brilhante do que qualquer supernova (como uma estrela é chamada quando explode).

A explosão, batizada pela comunidade científica de ​​AT2021lwx, foi registrada automaticamente pelo observatório Zwicky Transient Facility, localizado na Califórnia, Estados Unidos, porém, só depois de um ano, os astrônomos foram capazes de começar a estudar suas particularidades mais a fundo. “Chegamos a essa descoberta por acaso, pois foi sinalizada por nosso algoritmo de pesquisa quando estávamos procurando por um tipo de supernova”, diz o Dr. Philip Wiseman, pesquisador da Universidade de Southampton, que liderou a pesquisa, em nota divulgada pela instituição.

“A maioria das supernovas e demais explosões dura apenas alguns meses antes de desaparecer. O fato desse evento ter permanecido visível depois de dois anos foi algo realmente incomum”,

destaca Wiseman.

No estudo, os pesquisadores identificam a ​AT2021lwx como a maior liberação energética, porque ela liberou muito mais energia do que uma explosão de radiação gama (tipo de emissão de energia que ocorre em fenômenos astrofísicos de grande escala) nesse mesmo período. O que ocasionou esse fenômeno, no entanto, ainda é um mistério para os cientistas, que seguem analisando. A teoria mais provável, até o momento, é de que se trate uma grande nuvem de gás sendo incorporada por um buraco negro.

“As únicas coisas no universo que são tão brilhantes quanto o AT2021lwx são os quasares — buracos negros supermassivos com um fluxo constante de gás caindo sobre eles em alta velocidade”,

diz o comunicado da Universidade de Southampton.

A Universidade de Southampton publicou, traduzido livremente do inglês: “Uma equipe liderada por nossos astrônomos fez história ao capturar a maior explosão cósmica já vista, dez vezes mais brilhante do que qualquer supernova conhecida. Acredita-se que seja uma vasta nuvem de gás sendo violentamente interrompida por um buraco negro supermassivo“.

Fontes: Southampton, Royal Astronomical Society, G1 e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • RENATA CRISTINA PANZA

    10 meses atrás

    Olá jornal Joca! Achamos a noticia "Cientistas divulgam maior explosão cósmica já captada" legal e importante. É um buraco grande e misterioso. Sugerimos mais notícias sobre o espaço, pois queremos trabalhar na NASA. Um abraço. Luca (08 anos) e Gabriel (08 anos), 3º ano B, Colégio Básico de Campinas. sugerimos mais notícias sobre o espaço

  • David Goldberg

    11 meses atrás

    a foto e bem linda

  • Yacoff Sarkovas

    11 meses atrás

    Legal!!!!

  • Camila Carmo

    11 meses atrás

    Nós do 3º ano D da Escola Estadual Emiko Fujimoto em Mauá - ABC/SP, gostamos muito da matéria que foi publicada, nós fizemos a leitura durante a aula de Geografia. Parabéns pelo conteúdo e muito obrigado. Professora Camila e alunos do 3º ano D.

  • Felipe Sali

    11 meses atrás

    Que legal! Muito obrigado pelo comentário, pessoal. Se quiserem fazer sugestões de reportagem, podem enviar e-mail para joca@magiadeler.com.br. Abraços!

  • Silvana de Barros

    11 meses atrás

    Legal😎😎😎😂🙃🥰

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido