Uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, descobriu uma bactéria capaz de retardar o envelhecimento. De acordo com os cientistas, a Bacillus subtilis é capaz de prolongar a vida até os 120 anos.

Reprodução

O estudo também revelou que a bactéria probiótica é capaz de afetar o sistema imunológico e prevenir doenças.

Embora seja consumida há milhares de anos e seus efeitos fossem conhecidos, apenas agora foi possível estudar o efeito em vermes nematódeos Caenorhabditis elegans, organismos que possuem as mesmas enzimas regulatórias dos seres humanos.

Segundo Roberto Grau, responsável pela pesquisa, a bactéria também é capaz de manter a vitalidade. Segundo ele, em seres humanos seria como prolongar a vida adulta até os 120 anos, com a vitalidade de uma pessoa de 50.

Sem necessitar de refrigeração para manter seus efeitos positivos, esse probiótico pode ser incorporado em comidas e bebidas sem qualquer alteração, mas ainda é preciso esperar pela permissão da inclusão como aditivo alimentar.

O que são probióticos?

Os probióticos, mais conhecidos como bactérias do bem, são encontrados em alimentos, como certos iogurtes. Além de melhorar o funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir doenças, como alguns tipos de câncer.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • biblioteca jg

    6 anos atrás

    Que legal, talvez nós podemos fazer viagem pelo espaço e conseguir viver mais tempo para estudar novas coisas. Nicolas P. 5ºA Henrique P. 5ºA

  • Joca

    6 anos atrás

    Quem sabe um dia, não é Nicolas e Henrique?

  • adriana aparecida nascimento

    6 anos atrás

    uauu

  • Joca

    6 anos atrás

    Surpreendente, não é, Adriana?

  • Desireé Natsumi Hiramoto

    7 anos atrás

    Eu sei que é uma boa experiência e pode tornar qualquer um imortal.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido