Os chineses anunciaram essa semana o nascimento dos primeiros macacos clonados usando a mesma técnica usada na criação da ovelha Dolly, em 1996.

Embora a clonagem de mamíferos não seja novidade, essa é a primeira vez que fora realizada a clonagem de primatas, mesma espécie dos humanos.

Os macacos clonados são duas fêmeas da espécie cinomolgo. Zhong Zhong e Hua Hua, como foram apelidadas, estão com oito e seis semanas de vida, respectivamente. Elas foram gestadas por mães de aluguel diferentes e, por isso, não nasceram juntas.

Durante anos, cientistas tentaram produzir clones primatas sem sucesso. O primeiro macaco clonado foi Tetra, em 1999, mas para criá-lo foi usada uma técnica diferente, de divisão de embrião, com o intuito de gerar gêmeos.

Em 2007, cientistas dos Estados Unidos também tentaram clonar embriões de macacos, mas sem sucesso. No caso dos chineses, a técnica usada foi a da transferência nuclear, que permite o desenvolvimento de clones idênticos a partir da célula de um único animal.

“A clonagem de humanos está mais perto de se tornar realidade”, disse Um-ming Poo, um dos cientistas responsáveis do Instituto de Neurociências da Academia Nacional de Ciências da China, onde foi realizada a experiência.

De qualquer maneira, Poo deixou claro que a pesquisa não deve ser estendida a humanos, “pois a sociedade não permitiria”. A ideia é criar macacos geneticamente idênticos para a investigação de doenças.

Quando tudo começou

A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. O animal nasceu no dia 5 de julho de 1996 e morreu em fevereiro de 2003.

A experiência com Dolly foi possível a partir de células da glândula mamária de uma ovelha adulta. Embora tenha sido feita em laboratório, a ovelha teve uma vida normal, inclusive com a gestação de filhotes.

Em 2002, Dolly apresentou um tipo de doença pulmonar progressiva, interpretado pela ciência como sinal de envelhecimento. O envelhecimento precoce já havia sido apontado como a provável causa da morte do animal.

Para evitar que o animal sofresse, Dolly foi abatida em 2003, pois sua doença não teria cura.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido