A cidade de Campina Grande, na Paraíba, resolveu adotar uma meta: plantar duas árvores para cada habitante.

Atualmente, o local tem 100 mil árvores e uma população de 400 mil habitantes. Isso significa que há uma árvores para cada quatro pessoas.

Para tornar a cidade mais verde, vários projetos estão doando mudas e indo à escolas para conversar com os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Uma dessas iniciativas é o “Adote Uma Árvore”, da Universidade Estadual da Paraíba. Além de fazer campanhas em que várias pessoas plantam mudas ao mesmo tempo, a ação também distribui plantas brasileiras e dá lições de ecologia para pessoas interessadas.

Na cidade, até para se conseguir alguns documentos é necessário plantar árvores. Para conseguir o certificado do “Habite-se”, que diz que o imóvel foi construído do jeito certo, a pessoa deve plantar uma árvore a cada 60 metros da área construída.

Antes do plantio, o dono da construção recebe uma lista com árvores que podem ser plantadas na região. Acácias, ipês e jacarandás são algumas das sugestões.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande, em 2015, foram plantadas 9500 novas árvores na cidade.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email