Vista de Satkhira, em Bangladesh, após a passagem do ciclone. Foto: K M Asad/LightRocket via Getty Images

Em 20 de maio, o ciclone Amphan tocou a terra na Índia, no sul de Calcutá, levando ventos de cerca de 160 quilômetros por hora (km/h) e muita chuva para a região. Houve registro de inundações, telhados arrancados, além de árvores e postes de eletricidade derrubados. No estado indiano de Odisha, cerca de 150 mil pessoas tiveram que ser levadas para abrigos.

No dia seguinte, o fenômeno seguiu causando destruição na Índia e também chegou a Bangladesh. Imagens mostram destruição em cidades nas regiões litorâneas, perda de colheita de alimentos e danos a milhares de casas.

Até agora, foram registradas 72 mortes na Índia e 12 em Bangladesh, mas os relatórios dos governos locais ainda trazem números provisórios. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 19 milhões de crianças correm algum tipo de risco por causa da situação na região.

Por ter experiência com ciclones e bons sistemas de controle de fenômenos climáticos, ambas as nações retiraram mais de 3 milhões de pessoas de casa de maneira preventiva, antes da chegada do ciclone.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, que também atinge Índia e Bangladesh, o uso de máscara é obrigatório nos abrigos que recebem os desalojados. Há preocupação sobre como colocar o isolamento social, necessário por causa do vírus, em prática em meio à situação.

O que é um ciclone?
É uma forte tempestade com ventos que variam de 120 km/h a 200 km/h (mais do que a velocidade de um guepardo, um dos animais mais rápidos do mundo). O fenômeno se forma sobre águas quentes do sul do Oceano Pacífico e do Oceano Índico.

Fontes: BBC, CNN, G1, ONU, RFI e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • liamtratch

    3 anos atrás

    Tô com pena das pessoas sem casa!????????????

  • Valentina Da Silva

    3 anos atrás

    matéria interessante,muito instrutiva e útil.Espero logo ver novas informações interessantes aqui.

  • Manuela Figueiredo

    3 anos atrás

    Olá adorei a matéria sobre o ciclone na Índia achei super interessante!! Espero mais matérias assim Manuela Campo Grande MS

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido