Em Angra dos Reis, funcionários atuam nos deslizamentos. Foto: prefeitura de Angra dos Reis/divulgação

O estado do Rio de Janeiro foi atingido por fortes chuvas que começaram em 31 de março. Uma das regiões mais atingidas foi Angra dos Reis, que teve um deslizamento que destruiu ao menos seis casas, causando oito das 18 mortes já confirmadas. Outras cidades que estão sofrendo com as precipitações são Paraty e Mesquita. 

As chuvas foram trazidas até o estado por causa de uma frente fria. Como estava fazendo muito calor, aconteceu um choque entre a massa de ar quente e a fria, causando os temporais. Depois disso, o vento úmido que estava no mar foi em direção ao litoral, onde ficou “preso”. Assim, essa umidade deu origem a nuvens carregadas de chuva. 

Em Angra dos Reis, 314 pessoas foram afetadas pelas precipitações – ou seja, tiveram que deixar a casa em que viviam e ir para centros de acolhida, por exemplo. Essa parte da população está dividida nos 38 pontos de abrigo da prefeitura local. Para ajudar os afetados, o governo está recebendo doações de itens de higiene (como escovas de dente e sabonetes), água, colchões e materiais de limpeza. Por lá, as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas até 5 de abril.

Já municípios como Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti, apesar de não registrar mortes, foram atingidos por inundações. Um rio chegou a transbordar e muitas casas e até um hospital foram invadidos pela água das chuvas. Além disso, animais que não costumam aparecer nas cidades, como jacarés e cobras, foram filmados pela população nas ruas – no caso do jacaré, ele estava nadando em uma via completamente alagada.

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo, G1 e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • pdsrf2013

    2 anos atrás

    vídeo legal! quero que a uol faça mais vídeos com esses

  • gabcamargopaixao@gmail.com

    2 anos atrás

    muito legal as noticias

  • gabcamargopaixao@gmail.com

    2 anos atrás

    muito legal!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido