Alagamento em Roermond, na Holanda, causado pelas fortes chuvas que estão acontecendo na Europa Ocidental. Fonte: Sanne Derks/correspondente/Getty Images

As fortes chuvas que estão atingindo a Europa Ocidental (região do continente que inclui países como Alemanha, Itália, França e Bélgica) desde 14 de julho fizeram rios transbordar, resultando em enchentes e desabamentos. Milhares de europeus tiveram que deixar a casa em que vivem nos últimos dias.

O país mais atingido foi a Alemanha. Até a publicação desta reportagem, 106 mortes tinham sido confirmadas pelo governo local e 1,3 mil pessoas estavam desaparecidas. Bélgica, França, Holanda, Luxemburgo e Suíça também foram afetados, mas apenas no primeiro há mortes confirmadas.

Na Alemanha, estima-se que 114 mil casas estejam sem energia. Além disso, as redes de telefonia da região (que permitem que as pessoas façam ligações) não estão funcionando nos estados da Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado, algumas das principais regiões atingidas pelas chuvas – o que dificulta o trabalho de localizar os desaparecidos. 

Já na Bélgica, 20 pessoas morreram e 20 estão desaparecidas. Todas as viagens de trem foram suspensas e milhares de pessoas deixaram suas casas por conta do risco de desabamentos e alagamentos. Na cidade de Liège, por exemplo, que tem cerca de 200 mil habitantes, um rio chamado Meuse transbordou e o prefeito pediu que a população que mora próximo a ele tentasse se refugiar em áreas mais altas para evitar ficar presa em alagamentos.

Na Holanda, França e Luxemburgo, residências, hospitais e casas de repouso tiveram que ser evacuados. Além disso, por causa dos alagamentos, várias estradas foram fechadas. Já a Suíça emitiu alertas para regiões que ficam perto de rios que correm risco de inundar. 

Em nota oficial, a chanceler alemã, Angela Merkel, pediu que as pessoas travem uma luta contra as mudanças climáticas, já que este é um dos motivos para o aumento das chuvas. Já o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, decretou que 20 de julho será dia nacional de luto pelas dezenas de belgas mortos ou desaparecidos por causa da tragédia. 

Fontes: BBC, CNN Brasil, DEUTSCHLAND.de, G1, Swissinfo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • ALICIA

    2 anos atrás

    Muitas emundasoes

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido