Fenômeno acontece todos os anos e deve ficar mais visível nas noites de 13 e 14 de dezembro
Nas noites de 13 e 14 de dezembro, quarta e quinta, a chuva de meteoros — popularmente chamados de estrelas cadentes — Gemínidas terá seu pico para observação da Terra. Um dos principais eventos astronômicos anuais, esse fenômeno costuma acontecer em meados de dezembro. Em 2023, começou em 19 de novembro e seguirá ocorrendo até 24 de dezembro.
Meteoros: detritos vistos no céu deixados pela passagem de asteroides e cometas. É possível observá-los a partir da Terra quando entram em contato com a atmosfera do nosso planeta. A Gemínidas acontece em resultado da trajetória feita pelo asteroide 3200 Phaethon ao redor do Sol.
Quando atinge o auge, a Gemínidas pode registrar cerca de 120 meteoros passando por hora, de acordo com a Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), e ser vista em todo o mundo. “São meteoros brilhantes e rápidos e tendem a ser da cor amarela”, diz a Nasa no site oficial.
Para ter mais chances de conseguir ver a Gemínidas nas noites de 13 e 14 de dezembro, a Nasa recomenda:
• Fazer a observação durante a noite e antes do amanhecer.
• Ir a um local distante de centros urbanos, pois as luzes artificiais das cidades podem atrapalhar. A visualização também será melhor se o céu estiver limpo, sem nuvens.
• Deitar de costas, olhar para cima e observar o máximo possível do céu.
• Depois de mais ou menos 30 minutos no escuro, os olhos se acostumam e há mais chances de ver os meteoros.
Além disso, é possível baixar aplicativos de astronomia que podem ajudar a localizar o fenômeno. Neste caso, é preciso procurar pela constelação de Gêmeos.
Fontes: BBC, Nasa, O Globo e Olhar Digital.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.