Imagem: iStock/Getty Images Plus/reprodução

Na madrugada do dia 13 de dezembro, uma chuva de meteoros foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara (no Rio Grande do Sul). Segundo o responsável pelo local, o professor Carlos Fernando Jung, o fenômeno poderá ser visto com mais intensidade no dia 14.

A chuva observada em Taquara é chamada Geminídeas, e os meteoros que a compõem são fragmentos, segundo especialistas, do asteroide 3.200 Faetonte. É possível assistir ao fenômeno a olho nu, sem a necessidade de equipamentos. O Observatório Heller & Jung também está transmitindo imagens do céu em seu canal do YouTube, para que as pessoas acompanhem a passagem dos meteoros. Para acessar, clique aqui.

Imagem registrada pelo Observatório Heller & Jung. Foto: Heller & Jung/divulgação

Apesar de as Geminídeas serem mais nítidas no hemisfério norte do planeta, é possível observá-las de diversas regiões do Brasil — basta procurá-las ao norte. É possível usar aplicativos de celular que ajudam a determinar a localização.

“O observador deve olhar na direção da Constelação de Gêmeos, por onde os meteoros devem entrar em nosso planeta. Olhe ao norte para visualizar melhor os meteoros”, disse Carlos Fernando Jung ao Joca.

Passagem de meteoro registrada pelo Observatório Heller & Jung

Fontes: G1, National Geographic e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido