Esculturas iluminadas pelo show de luzes. Foto: Tao Zhang/NurPhoto via Getty Images
Escultura de castelo que faz parte do festival. Foto: VCG/VCG via Getty Images

Em sua 35ª edição, o maior festival de escultura de gelo do mundo, começou no dia 4 de janeiro na cidade de Harbin, na China, e estará de portas abertas para visitação até o dia 15 de fevereiro. Por causa das temperaturas da região, que atingem a média de -15 graus celsius (°C), o evento ocorre ao ar livre e atrai multidões de visitantes e turistas.

Com mais de 30 áreas interativas, o público pode se divertir em tobogãs de gelo de 320 metros de comprimento, subir em gigantescos castelos de gelo, assistir a um show de luzes em 3D e praticar atividades físicas, como hóquei no gelo, esqui e ciclismo na neve.

Para quem não se incomoda com o frio, é possível participar até mesmo de uma prova de natação no local. A cada ano, centenas de nadadores amadores participam da prova e, usando apenas trajes de banho comuns, enfrentam temperaturas que podem chegar a -35 °C. 

Visitantes enfrentam o frio da região e participam da competição de natação. Foto: Tao Zhang/Getty Images

Milhares de artistas criaram as atrações do festival. No total, 20 mil metros cúbicos de gelo e 111 mil metros cúbicos de neve deram vida a mais de 2 mil esculturas de gelo, incluindo uma torre que possui mais de 40 metros, que é a atração principal do festival. Além dela, esculturas em formatos de animais, personagens de desenhos animados e edifícios chineses famosos também fazem parte da exposição.

O festival é uma tradição anual chinesa e já ganhou prêmios como o Guinness pela maior escultura de neve do mundo, que incluía uma catedral francesa, uma donzela de gelo e uma igreja russa. Segundo o site da premiação, a obra tinha 35 metros de altura, o que quase corresponde à altura do Cristo Redentor, que tem 38 metros, e 200 metros de comprimento, o mesmo que 50 carros enfileirados.

Fontes: ArchDaily, Deutsche Welle, Guinness World Records,  G1, El País, Reuters e Revista Casa e Jardim.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    Eu nao pode fez isso. nao quero ter frio

  • Carter

    5 anos atrás

    Obrigado por publicar toda dia!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido