Lua em dezembro de 2017. Foto: Joel Kowsky/NASA via Getty Images
A Lua é o único satélite natural do Planeta Terra. Foto: Vishal Bhatnagar/NurPhoto via Getty Images

A China pretende lançar até 2020 um satélite de iluminação no espaço, que funcionaria como uma espécie de lua artificial.

O objetivo é que esse satélite artificial possa substituir as luzes de rua da cidade de Chengdu. Ele cobriria uma área com um diâmetro de 10 a 80 quilômetros do município chinês.

De acordo com Wu Chunfeng, diretor do instituto aeroespacial de Chengdu, o brilho do satélite é aproximadamente oito vezes maior do que o da Lua.

A ideia preocupou algumas pessoas da região, no sentido de possíveis efeitos sobre os hábitos de animais, por exemplo. Entretanto, um outro diretor da companhia e representante do projeto, Kang Weimin, afirmou que a luz artificial é parecida com o brilho do pôr do sol, então não apresentaria perigo para a fauna.

A ideia
Foi inspirada em um artista francês, que idealizava colocar uma fileira de espelhos acima da Terra. O objetivo era refletir a luz do sol nas ruas de Paris por mais tempo, durante o ano todo.

O projeto teria começado há anos, mas agora, graças a avanços técnicos, será possível colocá-lo em prática, segundo seus criadores. Ele foi apresentado na semana passada em uma convenção de inovação na cidade de Chengdu.


Satélite natural
É um corpo astral que gira em volta de planetas, seguindo-os em sua translação em volta do Sol. O único satélite natural da Terra, por exemplo, é a Lua.

Satélite artificial
São corpos, produzidos pelo homem, que são colocados em órbita ao redor de qualquer outro corpo celeste de maior tamanho. Até hoje já foram feitos milhares de lançamentos desses corpos com o objetivo científico de descobrir mais sobre o espaço.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido