Pessoas do mundo todo estão participando de uma competição que definirá o nome da nova sonda espacial chinesa. Com lançamento agendado para dezembro, a missão terá como objetivo desbravar uma parte pouco conhecida da Lua, a Bacia do Polo Sul-Aitken.

Além de ganhar cerca de 435 dólares, o vencedor do concurso receberá tickets para ver o lançamento da missão de perto. O anúncio do ganhador será feito em outubro.

Ao todo, o veículo de exploração tem 1,5 metro de comprimento e um metro de altura. Além disso, conta com seis rodas e dois painéis solares, que vão abastecer a máquina com energia.

Já a segunda missão chinesa à Lua está planejada para o ano que vem. O objetivo será coletar amostras do satélite e trazê-las para a Terra, onde serão estudadas. A última vez em que cientistas receberam amostras da Lua foi em 1976, quando a União Soviética (antiga Rússia) lançou a expedição Luna 24.

Estação americana na Lua

Os Estados Unidos têm planos de construir uma estação na órbita da Lua. Em um discurso feito na Agência Nacional Norte-Americana (Nasa), o vice-presidente Mike Pence disse que a base deve ficar pronta até 2024.

De acordo com as autoridades, a estação contribuirá para o processo de exploração do espaço, que já é estudado pelos norte-americanos há décadas. No entanto, há quem diga que essa também é uma tentativa dos Estados Unidos de competir com a China, que também está investindo no seu programa de exploração da Lua.

Hoje, Estados Unidos e China são as maiores economias do mundo e competem entre si.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • EMEF AUREA RIBEIRO XAVIER LOPES, PROFA.

    4 anos atrás

    ameii imuito #trabalho da escola

  • Pedro Ferreira Siqueira

    5 anos atrás

    Obrigado por me dar essa informação,vou ficar ligado com essa missão.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido