lançamento china estação espacial 190
#pracegover: foto do lançamento do foguete com destino à estação espacial chinesa. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

A China enviou, em 5 de junho, três astronautas para mais uma missão na nova estação espacial que está sendo construída pelo país, chamada Tiangong. Como os chineses pretendem que o local esteja operando até dezembro, a tripulação deve permanecer por lá durante seis meses, atuando para que a estrutura comece de fato a funcionar.

A ideia é que esse período também prepare os astronautas para estadias de longo prazo no espaço e que, assim, eles possam ajudar no treinamento de outros profissionais que vão fazer viagens como essa no futuro. Dos três enviados na missão, apenas Cai Xuzhe nunca tinha ido ao espaço.

Esta é a terceira missão tripulada à estação espacial chinesa. A primeira, que durou três meses, terminou em setembro de 2021, e a seguinte foi concluída em abril e teve seis meses de duração. A China ainda está programando mais uma missão com astronautas até o fim do ano, em dezembro. A previsão é de que ela aconteça poucos dias antes de os tripulantes da missão atual voltarem à Terra. Dessa forma, o país terá seis astronautas fora do planeta. Isso significaria um recorde histórico do maior número de chineses explorando o espaço ao mesmo tempo.

Quando for finalizada, a Tiangong deve durar cerca de 15 anos. Atualmente, já existe uma estrutura como a chinesa em funcionamento. É a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), criada, em 1998, por nações como Estados Unidos e Japão. No entanto, a previsão é de que ela permaneça ativa até 2030. Depois disso, a proposta da Nasa (agência espacial dos EUA, que atua na ISS) é deixar empresas privadas (que não pertencem a nenhum governo) se dedicarem à exploração espacial. Saiba mais sobre o fim da ISS na edição 182.

Fontes: CNN Brasil, Deutsche Welle e Poder360.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido