Foguete lançado em 2020 carregou o primeiro módulo de laboratório e serviu como base para o lançamento de um novo foguete em 2021. Foto: Lintao Zhang/Getty Images

A China lançou, no dia 29 de abril, o foguete Larga Marcha 5B, direto do Centro de Lançamento de Wenchang, na ilha de Hainan. Ele carrega um módulo (ou seja, um pedaço) de uma estação espacial que será construída para abrigar astronautas durante longos períodos no espaço.

O módulo batizado de Tianhe (que significa “harmonia celeste” em chinês) é a primeira parte enviada. Serão necessárias 11 missões para construir e abastecer a estação espacial CSS. Hoje, a única estação espacial que existe é a ISS, da Nasa.

Quando concluída, a CSS pesará cerca de 66 toneladas e terá espaço para até seis astronautas morarem nela, além de salas para a realização de pesquisas científicas e experimentos.

O projeto começou em 1992 e deve ser concluído em 2022. Depois de pronta, a estação ainda poderá sofrer expansões: basta enviar outras partes e encaixá-las como peças de Lego. A CSS funcionará por até 15 anos e vai operar em órbita terrestre baixa (ou seja, entre 340 km e 450 km de altura).

Fontes: Agência Brasil, Gizmodo, Bussines Insider, Spacenews

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Banana caio

    2 anos atrás

    Nossa ainda q tem covid-19 a china ta construindo algumas coisas legais qm me dera morasse la

  • Lilian Haddad

    2 anos atrás

    legal a notica

  • Rafael Carvalho

    2 anos atrás

    da qui a pouco encontramos alienas.

  • ARTURO FURLANI

    2 anos atrás

    "Chi-nasa"

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido