Está em construção em Liuzhou, na China, a primeira “cidade-floresta” do mundo. A nova metrópole verde irá acomodar cerca de 30 mil pessoas, e o objetivo é torná-la 100% sustentável.

Reprodução

O projeto é do arquiteto italiano Stefano Boeri e foi inspirado na “floresta vertical”, construída pelo italiano em Milão.

A cidade terá 40 mil árvores e quase um milhão de plantas de mais de 100 espécies diferentes, em um terreno de 175 hectares ao longo do rio Liujiang. Além disso, Stefano garantiu que terá tudo que uma cidade tradicional precisa, como casas, hotéis, escritórios, hospitais e escolas.

Reprodução

A vegetação colocada na cidade terá um papel importante, pois melhorará a qualidade do ar, diminuirá a temperatura média e criará barreiras naturais contra os ruídos.

A expectativa é de que a vegetação seja capaz de absorver aproximadamente 10 mil toneladas de dióxido de carbono, gás essencial à vida no planeta, e 57 toneladas de poluentes por ano, além de produzir até 900 toneladas de oxigênio.

O projeto ainda irá contribuir para a biodiversidade da região, gerando um habitat para insetos, aves e pequenos animais.

A cidade foi batizada de Forest City, e ficará ao longo do rio Liujiang, sendo conectada à Liuzhou com uma linha de trem de alta velocidade.

Por ser um dos países mais poluidores do mundo, o arquiteto acredita que o projeto ganhará mais destaque e maior importância. “Pela primeira vez na China e no mundo, um complexo urbano combinará o desafio da auto-suficiência energética e do uso de energia renovável com o de aumentar a biodiversidade e efetivamente reduzir a poluição do ar – o que é realmente crítico para a atual China”.

Expectativa é de que a “cidade da floresta” use apenas energia renovável

O projeto está sendo financiado pelo setor de planejamento urbano de Liuzhou, e tem inauguração prevista para 2020.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • ISABELA sasson

    2 anos atrás

    Que legal

  • ISABELA sasson

    2 anos atrás

    Adorei a cidade !

  • CPM E.M.E.F.Érico Veríssimo

    5 anos atrás

    incrivel muito da hora

  • Matheus Florencio

    6 anos atrás

    Minha sala ama seu jornal.

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Que bom, Matheus!!! Então continuem acompanhando as notícias do Joca!!

  • Matheus Florencio

    6 anos atrás

    Oi Joca... que maneiro isso, gostei muito

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    ;-)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido