A construção é o maior viaduto marítimo do mundo. Foto: VCG/VCG via Getty Images

No dia 23 de outubro o presidente da China, Xi Jinping, inaugurou em uma cerimônia ocorrida na cidade de Zhuhai, a maior ponte de travessia marítima do mundo. O objetivo é fazer a conexão entre Hong Kong, Zhuhai e Macau. 

A obra possui 55 quilômetros de extensão, o equivalente à distância entre a Ilha de Itamaracá e a Praia de Boa Viagem, em Pernambuco. Esse é considerado o maior viaduto do mundo em mar aberto. Possui trechos de estrada, três pontes, ilhas artificiais e um túnel que fica debaixo d’água. O aço utilizado na construção, com peso de 400 mil toneladas, seria o suficiente para construir 60 torres Eiffel.

A ponte foi idealizada para ajudar no crescimento da economia da região, uma vez que a troca comercial agora será mais prática. A construção começou em 2009 e é lembrada pela imprensa chinesa pelos casos de corrupção envolvendo altos custos e 18 mortes de operários.

A ponte possui 55 quilômetros de extensão. Foto: Billy H.C. Kwok/Getty Images

Com custo de 15 bilhões de dólares, a ponte simboliza a ideia chinesa de criar uma Grande Área de Baía, incluindo Hong Kong, Macau e outras nove cidades no sul do país, para competir comercialmente com as de São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos, e Tóquio, no Japão.

O tempo de viagem de Hong Kong para Zhuhai, que antes era de três horas e geralmente feito através de balsas, agora será de até 40 minutos.

Só poderá atravessar a ponte quem tiver licenças especiais e pagar pedágios.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido