Pesquisadores das universidades Ariel e Bar-Ilan, em Israel, divulgaram em abril um estudo sobre um tratamento inusitado para pessoas com fobia de aranhas e formigas: exibir cenas de filmes dos personagens Homem-Aranha e Homem-Formiga.

Fobia é o medo de algo que não representa perigo real. Pessoas com fobia de aranhas, por exemplo, podem sentir desconforto só de ver uma foto desse animal, mesmo que a imagem em si não seja capaz de causar nenhum mal.

O estudo da área de psicologia foi feito com 424 voluntários que sofrem dessas fobias. Metade dos participantes assistiu a cenas de dois filmes dos heróis durante sete segundos. Já os outros observaram imagens reais dos insetos. Os sintomas da fobia diminuíram 20% entre aqueles que assistiram aos filmes. No segundo grupo, não houve mudanças significativas. De acordo com os autores da pesquisa, isso acontece porque nos longas da Marvel aranhas e formigas ganham um sentido positivo ao serem associadas a heróis e ao mundo do entretenimento.

#pracegover: cena de homem-aranha, na qual ele veste a tradicional roupa de herói vermelha. Ele parece voar. Crédito: divulgação.

Os psicólogos também afirmam que esses filmes podem ajudar os espectadores a se sentir melhores consigo mesmos e a enfrentar seus medos. O próximo passo da pesquisa será examinar quais são os benefícios das produções da Marvel para pessoas que enfrentam outros problemas psicológicos.

Orientação de um especialista Apesar de o método ajudar a diminuir os sintomas, é importante que as pessoas com qualquer tipo de fobia recebam tratamento adequado para seu caso. Para isso, é recomendável sempre buscar a ajuda de um psicólogo.

Fontes: Medical Xpress, Minha Vida, Revista Planeta, The Jerusalem Post e New York Post.  

 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Benjamin Kandur Silva Cangussu

    3 anos atrás

    top demais

  • EMEF AUREA RIBEIRO XAVIER LOPES, PROFA.

    4 anos atrás

    oi joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido