Apesar da tragédia, ninguém se feriu no incêndio. Foto: Marc Piasecki/Getty Images
A catedral inspirou o filme O Corcunda de Notre-Dame, da Disney. Foto: David Cordova/NurPhoto via Getty Images

No dia 15 de abril, um incêndio tomou conta da Catedral de Notre-Dame, em Paris, capital da França. O fogo começou por volta das 19h pelo horário da cidade (14h na hora de Brasília) e durou mais de 12 horas. Até a publicação desta matéria, as causas eram desconhecidas, mas ele teria começado na parte de cima da catedral.

Apesar de vários turistas estarem dentro da catedral quando ela começou a queimar, as pessoas foram retiradas do local a salvo. O Ministério do Interior da França confirmou que ninguém morreu, mas um bombeiro e dois policiais ficaram feridos.

O comandante dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, afirmou à imprensa que a estrutura principal da catedral, incluindo as duas torres da fachada, está “a salvo e totalmente preservada”.

Os bombeiros chegaram poucos minutos depois que o incêndio começou, mas o fogo acabou tomando grandes proporções mesmo assim. A localização da catedral em uma ilha, chamada Île de la Cité (ilha da cidade, em português), torna a ação dos bombeiros ainda mais desafiadora, já que o acesso fica mais difícil, principalmente para os equipamentos. Cerca de 500 agentes participam da operação.

O monumento passava por uma restauração, apontada pelos bombeiros como uma das causas do acidente (a informação não foi confirmada pela Prefeitura). Por causa das obras, algumas estátuas de bronze que ficavam no telhado do local foram removidas na semana anterior à tragédia, então já se sabe que elas foram poupadas.

Doações

Em um pronunciamento na noite do ocorrido, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o governo irá reconstruir Notre-Dame. Ele pediu ao povo que ajudasse com doações. Tantas pessoas e instituições se dispuseram a doar que já foram arrecadados quase 590 milhões de euros, o equivalente a aproximadamente 3 bilhões de reais.

Correspondente internacional
“Passei pela catedral dois dias antes do incêndio. Ela tem um simbolismo muito grande, é uma representação de Paris. Apesar de eu não ter entrado na Notre-Dame, foi muito marcante passar por ela. O sentimento agora é de impotência. Sei da importância que um patrimônio histórico tem dentro de uma cidade, ainda mais em uma como Paris, com um patrimônio histórico reconhecido mundialmente pela Unesco [Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura]. Eu fico pensando se isso fosse no meu país, se algo acontecesse com o Cristo Redentor [no Rio de Janeiro], por exemplo, ou com a Catedral da Sé [em São Paulo]. É muito triste. Nas ruas, dá para perceber que a cidade está bem perturbada. Tem polícia e caminhões de bombeiro por todo lado.”
Fernanda Sue Komatsu Facundo, 25 anos, brasileira que está visitando Paris

A Catedral de Notre-Dame
Às margens do rio Sena, o principal de Paris, a Catedral de Notre-Dame é um dos símbolos da cidade. Ela é o monumento histórico mais visitado da Europa, tanto por cristãos como por não cristãos, pois além do valor religioso, é um marco cultural.

A catedral começou a ser construída em 1163 e demorou cerca de 200 anos para ficar pronta. O monumento foi palco de acontecimentos importantes como a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França, em 1804. Ao longo dos séculos, ela passou por várias reformas e já tinha sido atingida por um incêndio em 1871, mas de proporções menores.

Corcunda

QUASÍMODO E ESMERALDA, OS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA, EM CENA DA ANIMAÇÃO. FOTO: GETTY IMAGES

Entre os brasileiros, a catedral ficou mais conhecida com a animação da Disney O Corcunda de Notre-Dame, de 1996. O filme foi inspirado no livro de Victor Hugo, publicado em 1831, quando a catedral ia ser demolida. As obras contam a história de Quasímodo, que toca o sino da torre de Notre-Dame e sofre preconceito por ter uma corcunda.

A ideia de Victor Hugo era valorizar o monumento a partir do livro. Assim, o personagem escolhido foi Quasímodo, que era julgado e maltratado pela aparência, assim como a catedral, que estava em péssimo estado de manutenção, por isso, o povo esquecia de sua história e importância cultural. A repercussão da obra foi tanta que Notre-Dame, além de ser poupada, ganhou reformas e se tornou muito importante.

*Matéria atualizada pela última vez em 16 de abril, às 14h59.

Fontes: BBC, BBCEl País, EstadãoExame, G1, Metro Jornal, UOL e UOL.  

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • Clara Azevedo Machado

    4 anos atrás

    Que pena, ela era muito importante para a história ?

  • Mount Logan Middle School

    4 anos atrás

    Very very sad.

  • Escola Municipal Thereza Favali Pocay

    4 anos atrás

    gostei da noticia

  • Mount Logan Middle School

    4 anos atrás

    E muito triste nao e?

  • Lara Louise Janaú Duarte

    5 anos atrás

    nossa que triste

  • luuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    5 anos atrás

    ai q triste mano

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    yes

  • Mount Logan Middle School

    4 anos atrás

    so sad

  • Avenues - The World School

    5 anos atrás

    Que triste ? mas bem interessante

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Nossa Senhora! Notre- Dame! #triste :(

  • Alunos Escola Piaget

    5 anos atrás

    que pena. Minha mae foi la, eu sempre quiz conhecer mas agora nao vai dar

  • Maria Julia Carvalho Lima Tres

    5 anos atrás

    Que triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido