O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, declarou independência unilateral da Espanha nessa terça-feira, 10 de outubro. No entanto, o político pediu que “o efeito da declaração fique suspenso por algumas semanas para que se abra um diálogo”.

Presidente da Catalunha, Carles Puigdemont

O discurso de Puigdemont gerou muitas dúvidas. Mas, de acordo com o jornal El Pais, fontes do governo central veem a declaração como um ato oficial de independência, e acreditam que o primeiro-ministro espanhol, Mariano Raiov, deve tomar medidas para impedir a separação.

O discurso ocorre após o plebiscito realizado em 1º de outubro, que mostrou que a maioria dos participantes (90%) é a favor de tornar a região um país independente. A votação reuniu 42% da população catalã (2,2 milhões de pessoas).

Para impedir que as pessoas votassem, policiais fecharam locais de votação e usaram a força. Ao todo, 844 pessoas ficaram feridas. O governo espanhol não reconhece a legalidade da consulta popular e está tomando algumas medidas contra esse movimento, como alterar a lei para facilitar a saída de grandes empresas da região.

No dia 8 de outubro, milhares de catalães contrários à independência foram às ruas de Barcelona, capital da Catalunha, para protestar. A região é a segunda mais populosa da Espanha, atrás apenas de Andaluzia.

Saiba mais sobre a Catalunha no Coleção da edição 103 do Joca.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido