Gouveia, 28 de novembro de 2022.

​Olá, equipe Joca!

​Meu nome é Ana Júlia, tenho 11 anos e estudo na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira.

​Conheci o jornal Joca nas aulas de português. Durante alguns dias tive a oportunidade de ler várias notícias e comentar com meus colegas. A seção de que mais gostei foi “Ciência e tecnologia”. Na edição 193, li uma notícia muito legal nessa seção.


Achei interessante porque a exposição do fóssil do maior dinossauro do mundo chegou ao Brasil, e ele estará exposto ao público para as pessoas verem o fóssil de um animal que viveu há cerca de milhões de anos.
Quero parabenizar o jornal Joca por dar essas notícias incríveis a tantas crianças e adolescentes.

Muito obrigada!
Ana Júlia Silva Guedes.


Gouveia, 28 de novembro de 2022.
​​
Olá, editores do jornal Joca!

Meu nome é Sofia, tenho 10 anos e estudo no 5º ano, na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira.

Tive acesso ao jornal Joca pela minha escola, nas aulas de português. Pude ler várias notícias, reportagens e matérias. A que me interessou foi “Nasa anuncia equipe para estudar óvnis”, da seção “Ciência e tecnologia”, edição 197.

Eu gostei muito dessa matéria, achei-a muito interessante, pois amo tudo sobre o espaço e queria pedir que vocês divulgassem mais notícias sobre astronomia, ciências e o espaço.

Quero também parabenizar vocês, pois o jornal Joca traz informações legais e interessantes para todo o público de crianças e adolescentes.

Obrigada por nos dar essa oportunidade.

Sofia Felix Monteiro.


​Gouveia, 25 de novembro de 2022.

​Olá, equipe do jornal Joca!

​Meu nome é Pedro e sou um dos alunos da Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira.

​Queria comentar que adorei o jornal de vocês. Eu o conheci porque neste fim de ano estamos trabalhando com jornais.

​E adorei a notícia: “Cachorro destrói cerca de 250 pacotinhos de figurinhas”, seção “Maluquices”, edição 195.

​O jornal de vocês é muito bom, continuem publicando notícias assim.
​Tchau, até a próxima!

​Pedro de Oliveira Ferreira.


Gouveia, 25 de novembro de 2022.

Olá, pessoal do Joca!

Meu nome é Rayssa Lopes, tenho 10 anos e estudo na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira. Eu conheci o jornal em uma aula de literatura.

A reportagem de que eu mais gostei foi “Casa Branca terá primeira porta-voz negra e LGBTQIA+ da história”, edição 187. Achei essa matéria legal, porque precisamos respeitar todas as pessoas e uma pessoa negra LGBTQIA+ nesse cargo pode fazer as pessoas respeitarem mais.

Eu gostei muito do jornal, acho que podem continuar colocando essas matérias.

Obrigada por nos oferecerem tantas notícias interessantes.

Rayssa Lopes Ferreira.


Gouveia, 21 de novembro de 2022.

Olá, editores do jornal Joca,

​Sou Stella Caroline Ferreira Silva, tenho 10 anos, moro em Gouveia, estudo no 5º ano da Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira.

Tive contato com o jornal Joca durante as aulas de língua portuguesa. Achei muito interessante a notícia: “Cachorro destrói cerca de 250 pacotes de figurinhas”, na edição 195. Gostaria de ler outros textos divertidos e interessantes sobre animais.

Coitada da Mariana! Que prejuízo, hein?

Obrigada pelas leituras legais que vocês nos proporcionam.
Abraços,

Stella Caroline Ferreira Silva.


Gouveia, 21 de novembro de 2022.

Olá, equipe do Joca,

Meu nome é Isabela Madureira Paula, tenho 10 anos e estudo na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira, 5º ano.

Li o jornal Joca em algumas aulas de português e vi a matéria: “Fabricante japonesa desenvolve roupa com ventilador para pets”, na edição 192.

Gostei, achei muito legal a roupa, seria muito bom ter uma dessas para humanos!

Tomara que vocês publiquem mais matérias interessantes sobre animais.
Parabéns pelas matérias tão legais que a gente vê no Joca.

Abraço a toda a equipe,

Isabela Madureira Paula.


Gouveia, 21 de novembro de 2022.

Olá, equipe do Joca,

Eu me chamo Guilherme e estou no 5º ano da Escola Zaíde de Oliveira Gomes Pereira. Minha mãe é assinante do jornal e sou muito fã de vocês. Leio bastante em casa e nas minhas aulas de português.

A melhor matéria que li até hoje foi a edição 194 sobre a rainha Elizabeth II, pois divulgou fatos que poucas pessoas sabiam sobre a realeza britânica. Mas vamos direto ao assunto: enfim, gostaria que vocês divulgassem mais sobre essa matéria, como por exemplo, curiosidades sobre a etiqueta da monarquia.

Também tenho uma dúvida: quem foi a primeira rainha da Inglaterra?

Obrigada a todos,
Guilherme Andrade Marques.


Gouveia, 21 de novembro 2022.

Olá, equipe do Joca,

Meu nome é Samuel Cunha Caetano, tenho 11 anos e estou na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira.

Gostei muito da seção “Maluquices”, do jornal Joca, principalmente o texto: “Fabricantes japoneses desenvolvem roupa com ventilador para pets”, na edição 192. Achei bem fofo os cachorrinhos com os ventiladores nas costas e queria que a equipe do Joca publicasse mais maluquices sobre o assunto.

Quem sabe um dia vou poder adquirir uma roupinha dessas para o meu cachorrinho?

Obrigado pelas matérias tão legais que vocês publicam!
Samuel Cunha Caetano.


Gouveia, 21 de novembro 2022.

Eu me chamo Dayane Maria dos Santos Faria, tenho 11 anos e estudo na Escola Zaíde de Oliveira Gomes Pereira, no 5º ano, com a professora Elilane Cristina Abreu.

Tive contato com o jornal Joca por meio das aulas de língua portuguesa e após ler alguns jornais, gostei muito do texto da edição 197. Nela fala: “Lula é eleito novo presidente do Brasil”. Gostaria de sugerir nova matéria falando das propostas do presidente Lula para o Brasil na área da educação

Se possível, gostaria que os senhores publicassem notícias sobre o assunto. Como estudante, é algo que me interessa bastante!

Um abraço para todos da equipe.
Até mais!
Dayane Maria dos Santos Faria.


Gouveia, 24 de novembro de 2022.

Oi, editores do jornal Joca!

Eu estudo no 4º ano, na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira, moro em Gouveia e me chamo Kalebe.

Nossas professoras nos apresentaram o jornal Joca on-line e também impresso e ficamos lendo durante algumas aulas de leitura.

Eu gostei da notícia “Telescópio faz imagem do Sol na melhor qualidade já registrada”. Gostei dessa notícia porque disse que ele muda de cor: fica azul, azul-claro, verde e amarelo, mesmo que sempre tenha sido representado em vermelho. Achei muito legal essas diferenças da cor do Sol e, por isso, queria pedir ao jornal Joca que fizesse uma notícia sobre o Falcão, do Cobra Kay, e também sobre o Jake, do Guerreiros Wassabi.

Parabéns pelo seu jornal!
Kalebe Alves da Silva Cardozo.


​Gouveia, 21 de novembro de 2022.

​Oi, pessoal!

​Eu me chamo Marcella, tenho 11 anos, estudo na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira. Conheci este jornal nas minhas aulas de português.

Venho dar minha opinião sobre um texto que gostei muito na seção “Maluquices”, na edição 195. Ele fala sobre um cachorrinho que destruiu cerca de 250 pacotes de figurinhas.

​Se eu fosse o cachorrinho, teria me divertido bastante! Minha cachorra também é muito bagunceira. Queria saber como eu poderia deixá-la mais quietinha e comportada. Será que tem jeito?

​Muito obrigada por fazerem um jornal que fala de tudo que nos interessa!
​Abraço,

​Marcella Rodrigues Freire.


Gouveia, 21 de novembro de 2022.

Oi, pessoal!

Meu nome é Dandara, tenho 10 anos e sou estudante da Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira. Conheci o jornal em uma das aulas de língua portuguesa e gostei bastante.

O texto que mais me chamou a atenção foi um da seção “Maluquices”, edição 192: “Fabricante japonesa desenvolve roupa com ventilador para pets.”

Tenho uma cachorrinha bem peluda, por isso achei interessante, seria muito útil para minha amiguinha. Gostaria de saber se vão vender essa roupa no Brasil. Tomara que não seja muito cara, pois quero comprar para ela!

Obrigada e beijos a toda a equipe!
Dandara Aparecida Pinto de Oliveira.


Gouveia, 21 de novembro de 2022.

Olá, equipe do Joca!

Sou aluno do 5º ano da Escola Zaíde de Oliveira Gomes Pereira, me chamo Samuel. Conheci o jornal Joca nas aulas de português e gostei muito.

Hoje vim falar sobre a matéria “Cientista francês posta foto de salame, afirmando ser uma estrela”, edição 192, seção “Maluquices”. É um tanto engraçado, até fiquei com uma dúvida: como é que as pessoas acreditam tão fácil?

Porém, é uma notícia bem séria. Na verdade, o cientista provou como é fácil publicar notícias falsas e como os gestores das redes sociais não conseguem verificar esses conteúdos.

Esse tipo de notícia que vocês publicam é muito legal e interessante! Parabéns!

Um abraço,
Samuel Alves Santos.


Gouveia, 21 de novembro de 2022.

Olá, equipe do jornal Joca,

Meu nome é João Emanuel Barral Araújo, sou aluno do 5º ano da Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira. Tive contato com o jornal nas aulas de português.

Hoje venho falar sobre um assunto que gostei muito, na seção “Ciência e tecnologia”, da edição 187, que fala sobre Ellon Musk, o cara mais rico do mundo ter comprado o Twitter. Gostaria que falasse mais sobre o assunto, pois é bastante polêmico. Dizem que ele teria a intenção de dificultar a divulgação de fake news. Porém, a reportagem diz que o interesse de Ellon Musk é econômico e que, sendo de apenas um dono, o Twitter pode ser um canal que dispare mais notícias falsas com interesse político e econômico.

Achei o jornal muito bom de ler e com vários assuntos legais! Continuem!

Um abraço,
João Emanuel Barral Araújo.


Olá, equipe!

​Meu nome é Milena, tenho 10 anos, moro em Gouveia-MG. Estudo na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira, no 5º ano. Conheci o jornal Joca nas aulas de português.

Tive oportunidade de ler várias edições do jornal impresso e hoje vim falar sobre a reportagem: “Com recorde de público, Corinthians é tetracampeão do brasileiro feminino”, edição 195. Achei interessante a divulgação dessa conquista das mulheres, pois o futebol feminino ainda é pouco valorizado.

Essas notícias acabam incentivando as novas gerações a praticar o esporte. Eu mesma estou participando de um campeonato de futebol e meu time foi para a final.

Só tenho elogios à equipe do jornal Joca, pois o jornal é muito interessante, inclusive entrei no site e visitei o jornal on-line.

Obrigada pela atenção e por poder participar do jornal. Aguardarei novas notícias.

Milena da Conceição Trindade.


​Gouveia, 11 de novembro de 2022.

Olá, pessoal!

Somos alunos da turma Monteiro Lobato, 4º ano matutino, da Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira.​

Nós descobrimos o Joca nas aulas de português, quando pudemos ler diversas edições que as tias que assinam o jornal nos emprestaram.
​De tudo que lemos, do que mais gostamos foi a matéria sobre o Sol. A gente nem imaginava quanto ele é gigantesco e que tem mais de 4 bilhões de anos. Esperamos que vocês publiquem mais curiosidades sobre o Sol, pois vamos continuar lendo o jornal!

​Agradecemos por vocês criarem esse jornal todo pensado para crianças e adolescentes!

Abraço a todos!
Bernardo, Samuel, João Arthur e Enzo.


Gouveia, 11 de novembro de 2022.

Olá, editores do jornal Joca!

Somos alunos do 4º ano da Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira, da turma Monteiro Lobato.

​Ficamos sabendo do jornal de vocês pela nossa professora, nas aulas de leitura e língua portuguesa. Lemos muitas edições e escolhemos comentar a matéria sobre o Sol, da edição 194.

Gostamos muito dessa curiosidade, pois achamos interessante saber que o Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos e é tão grande que, se não tivesse nada dentro dele, poderia acomodar mais de um milhão de planetas Terra.

Também gostamos de entender que é o Sol que faz com que a Lua brilhe à noite!

Achamos muito legal ter um jornal feito para nós!
Muito obrigado mesmo!

Um abraço a todos da equipe Joca!

Emanuely, Paulo, Letícia e Nathan.


11 de novembro de 2022.

Olá, equipe Joca!

Estudamos na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira e somos da turma Monteiro Lobato, 4º ano matutino. ​Conhecemos o Joca durante as aulas de português. Foi bem legal. As tias que assinam o jornal emprestaram vários exemplares pra gente ler. Ficamos interessados na seção “Ciência e tecnologia”.

​A matéria de que mais gostamos foi “5G chega a capitais brasileiras.” Achamos muito bom a parte que falava que vai chegar internet 5G às escolas. Gostamos tanto que queríamos mais matérias desse tipo!

​Obrigado por fazerem um jornal tão cheio de assuntos interessantes! Ainda bem que vocês pensaram na gente!

Abraço a todos!
Valentina, Arthur, Miguel e Heitor.


Gouveia, 21 de novembro de 2022.

Olá, pessoal do jornal Joca!

Meu nome é Maria Eduarda, tenho 10 anos e estudo na Escola Municipal Zaíde de Oliveira Gomes Pereira. Minha professora se chama Tatyana. Conheci o jornal Joca durante as aulas de literatura e tive oportunidade de ler várias matérias.

A que mais me chamou a atenção foi uma matéria sobre animais. Fiquei muito feliz em saber que existem minimochilas ventiladoras para cachorros. Eu gostei muito dessa ideia, porque muitos cachorros peludos sofrem com muito calor.

Gostaria de parabenizar o jornal Joca por ser feito especialmente para crianças, pois ele nos traz diversos conhecimentos e nos atualiza sobre notícias interessantes e legais.

Espero continuar lendo esse jornal incrível.

Obrigada,
Maria Eduarda.


Olá, amigos do jornal Joca.

Meu nome é Victória, sou aluna do 5º ano B da Emef 22 de Março. Eu gostei muito da matéria sobre ginástica rítmica, que surgiu na década de 1920, quando novos exercícios e músicas foram adicionadas à ginástica artística. O primeiro campeonato foi realizado em 1961. Gostaria de ler mais matérias assim.

Victória Pereira – 5º ano B.


Olá amigos do jornal Joca!

Meu nome é Alex, sou aluno da Emef 22 de Março. Eu gostei muito da matéria que fala que a Alemanha fechou suas últimas usina nucleares. Queria que tivesse mais notícias como essa.

Alex – 5º ano B.


Olá!!! Jornal Joca, tudo bem com vocês?

No dia 28 de janeiro, o Palmeiras venceu a Supercopa do Brasil de futebol, campeonato disputado entre campeões do Brasil. Eu também gosto muito de jogar futebol e eu também leio o jornal Joca. Na minha escola também tem um time de futebol e meu irmão Leonardo joga a copa Jovem-Pan do município onde eu moro. Ah, eu gosto de jogar bola com meus amigos na educação física e no intervalo.

Gustavo Amaral de Magalhães, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca.

Tudo bem com vocês? Eu espero que sim.

Eu gostei muito da notícia “Games Scarlet e Violet de Pokémon vendem mais de 20 milhões de cópias”, da edição no 200, de 3/2023, porque fala sobre as cartas Pokémon e eu tenho uma coleção. Peço que escrevam mais informações sobre esse game.

Um grande abraço.

Yohanna Cruz, 3º ano, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca,

Tudo bem?

Queria dizer que gostei da matéria “Nasa anuncia voo à Lua, missão a Marte e divulga novas imagens do universo”: página 9, edição 191, de agosto de 2022.

Achei bem interessante, mas o que achei mais legal foi que a Nasa disse que pegaria 38 amostras de Marte. Peço que tenha mais novidades sobre o espaço, pois essa reportagem ficou surpreendente.

Abraços, Manoela

Colégio ECCOS São José dos Campos (SP), 11/4/2023


Oi pessoal do jornal Joca, tudo bem?

Adorei ler o texto: “Fome atinge crianças na Somália”, da edição 194 (3/10/2022), mas fiquei triste de saber que crianças morreram de fome. Vocês poderiam publicar o jornal para o mundo inteiro? Assim poderiam arrecadar mais dinheiro para a SOMÁLIA!

Espero que gostem da minha carta!

Escola Eccos Fundamental, 3º ano, manhã ❤ São José dos Campos.

Com carinho, Valentina Humann França.


Eu, Lucas, do Colégio ECCOS 3° M de São José dos Campos (SP), li a reportagem do robô-tartaruga que ajuda a monitorar o ecossistema aquático e terrestre publicada no jornal Joca, número 196, de novembro de 2022.

A reportagem fala que, quando o robô entra na água, as pernas viram nadadeiras e, quando ele sai da água, as nadadeiras viram pernas de novo. Quando o mar está com ondas, ele ativa um músculo na água e na terra também.

Eu gostei que o robô anda na água e na terra, eu queria ler mais sobre esse robô, porque ajuda a saber como está a vida animal. O robô é importante porque acho que ele também pode ajudar a aprender mais sobre o ecossistema.

Lucas Batisteti, 3° M, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, jornal Joca!

Eu gostei muito da notícia “Astronaut Nicole Man is first indigenous woman to go to space” ́(edição 196, novembro de 2022), é muito legal! Eu queria dar uma sugestão: vocês poderiam adicionar mais notícias que envolvem o espaço, aviões etc.

Bom, como não sei mais o que falar, é isso.
Malu Ishimoto, aluna do 3° ano, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca, tudo bem?

Gosto muito de futebol e li a matéria “Palmeiras vence a Supercopa na final contra o Flamengo”, da edição 199, fevereiro de 2023.

Gostaria de ler mais sobre o futebol do Palmeiras, porque sou palmeirense.
Juliano Bertucelli, aluno do Colégio ECCOS, 3º ano manhã, São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca, tudo bem?

Gostei muito do “Maluquices” da edição n° 199 falando sobre a australiana Shannen Jones, que quebrou um novo recorde do Guinness World Records Book (o livro dos recordes) por atirar arco e flecha com os pés.

Eu achei muito maneiro, mas sugiro mais passatempos como caça-palavras e cruzadinhas.

Tchau, jornal Joca!

Laura Michelin Cunha, 3º ano, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca. Tudo bem? Espero que sim.

Estou escrevendo para dizer que li e achei uma maluquice a reportagem “Cachorro nasce com pelos verdes na Itália”, da edição 160/2020.

Achei muito criativo o nome que deram para o cachorro: PISTACHE. Se eu tivesse um cachorro amarelo dava o nome de SOL.

Peço que escrevam mais maluquice de animais que nascem esquisitos.

Um grande abraço,


Mel Andrade, aluna do 3º ano da manhã, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca, tudo bem com vocês? Espero que sim!!

Eu gostei muito do jornal da edição 193, de setembro de 202, especialmente
da reportagem “Amazônia tem novos recordes de queimadas e desmatamento”. Em 2022, foi considerado o maior número de queimadas na floresta. Ocorreram 3.358 focos de incêndio, o que fez aumentar o desmatamento da floresta. Tenho certeza de que, se tivesse mais conscientização e fiscalização, baixaria o nível de desmatamento.

Eu queria que tivesse mais reportagens como essa para alertar as pessoas que isso é errado.


Valentina Miranda Silva. Aluna do 3º ano M, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Hoje eu vi uma notícia sobre eleições no Peru e 58 pessoas morreram em confrontos com a polícia e acidentes nas ruas interditadas; isso começou quando o presidente Pedro Castilho foi retirado do cargo, e eu me senti triste, porque muitas pessoas morreram, eu não gosto de violência nem de sangue. Vocês poderiam trazer notícias mais calmas e tranquilas?

Um abraço e tchau. Sofia T.


Olá, pessoas do jornal Joca, tudo bem? Eu espero que sim.

Li o artigo “Álbum da Copa do Mundo começa a ser vendido” do jornal número 193/2022 e gostei muito, porque eu gosto de colecionar álbuns.

Eu gostaria que vocês publicassem mais matérias sobre futebol, pois acho que o futebol é muito legal, porque é estratégico, animado, interessante e acho que outras pessoas iriam gostar também.

Um grande abraço.

Miguel, aluno do 3º ano do Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, pessoal do jornal Joca, tudo bem? Espero que sim.

Quero dizer que li e gostei muito do texto “Pela primeira vez, Coreias disparam mísseis entre si”, da edição 197, de 2022. Achei muito legal, porque gosto dos “BRUUUUUNC” dos mísseis. Gostaria que fizessem mais textos sobre disparar mísseis, porque é muito legal esse tema, embora seja muito triste um país estar em guerra.

Arthur Arisawa, 3º ano, Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


E aí, pessoal do jornal Joca?

Estou escrevendo esta carta para falar duas coisas: a primeira é que li o texto do robô-tartaruga, da edição 196, do dia 24/10/2022, porque fiquei surpreso, já que é um robô e robôs não combinam com água! A segunda coisa é que eu sugiro que escrevam reportagens sobre animes, já que muita gente gosta.

De Henrique Turetta, aluno do Colégio ECCOS São José dos Campos (SP).


Olá, querida equipe do jornal Joca!

Somos alunos do 5° ano B, da Escola Municipal Raimundo Nonato de Oliveira Gomes, da cidade de Manaus, Amazonas. Estamos escrevendo para informar que gostamos muito da matéria sobre “Pesquisadores encontram filhotes de iguana-rosa, uma espécie ameaçada de extinção”, edição 198. É interessante saber que existem filhotes de iguana-rosa. Esperamos que a população dessa espécie aumente muito mais.

Gostaríamos de mais conteúdos como esse, de animais difíceis de ser encontrados, por exemplo, o axolote.

Um grande abraço, beijos e tchau!

Alunos do 5° ano B, turno matutino, da Escola Municipal Raimundo Nonato de Oliveira Gomes. Manaus/AM.


Olá, jornal Joca!

Meu nome é Maria Elisa de Jesus, sou aluna do 5º ano B da Emef 22 de Março. Gostei muito do jogo dos sete erros. Gostaria que colocassem mais jogos assim.

Gostei também da matéria sobre animais domésticos e selvagens.
(Maria Elisa – 5º B – Emef 22 de Março).


Olá, amigos do jornal Joca!

Meu nome é Sophia Macedo, sou aluna do 5º ano B da Emef 22 de Março. Achei muito importante a reportagem sobre a campanha de vacinação contra a gripe. É muito importante alertar as pessoas sobre a vacinação, principalmente as crianças, pois elas são mais sensíveis, ainda mais chegando próximo do inverno. Os casos só aumentam. Mesmo com tanta informação, muita gente não procura a vacina.

(Sophia Macedo – 5º ano B).


Ribeirão Preto/SP, 8 de maio de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Nós, alunos do 5º ano A da Escola Estadual Professor Jorge Rodini Luiz,
fizemos a leitura da notícia “Anvisa aprova vacina contra a dengue”, publicada no caderno Brasil, do jornal Joca, edição 201, de março/2023.

Gostaríamos de parabenizar o jornal por essa publicação tão importante para a saúde da população do nosso país. Estamos vivendo uma epidemia de dengue e começamos a ficar um pouco mais aliviados em saber que a Qdenga protege pessoas que já tiveram ou não a doença de ela evoluir para casos graves, além de evitar os quatro tipos de dengue.

Sugerimos que o jornal Joca publique, em uma próxima edição, uma entrevista com médicos infectologistas falando sobre os benefícios da nova vacina. E, também, dicas de como combater o mosquito Aedes aegypti em nosso ambiente escolar e familiar.

Agradecemos a atenção,
alunos do 5º A (manhã).


 

Olá, querida equipe do jornal Joca!

Somos alunos do 5º ano B da Emef Profa. Maria Diva Franco de Oliveira, do município de Mogi Guaçu, localizado no estado de São Paulo.

Gostamos muito do jornal Joca, porque suas matérias são muito interessantes e fascinantes. Com elas podemos aprender muitas coisas e conhecer a cultura de vários lugares do mundo. A gente fala muito, mas quando a professora Dani lê suas matérias, ficamos bem quietinhos e focados na leitura.

Esta semana, fizemos uma leitura colaborativa do infográfico “O lixo no Brasil”, publicado na edição no 203 do jornal, e ficamos chocados com a quantidade média de 1,043 quilo de lixo descartada em um dia por cada brasileiro.

Achamos importante que matérias como essa sejam publicadas para conscientizar as pessoas sobre a importância de reduzir a quantidade de lixo no mundo para o bem do planeta Terra. Todos podem contribuir para a redução: evitando embalagens plásticas, comprando menos coisas e separando o lixo para reciclagem.

Esperamos mais conteúdos interessantes como todos os que já lemos no jornal!

Com amor,
Alunos do 5º ano B, 12/5/2023.


 

Olá, equipe do jornal Joca!

Somos alunos do 5° ano C da Emef Profa. Maria Diva Franco de Oliveira, de Mogi Guaçu/SP.

A professora Deni lê para nós frequentemente reportagens do jornal, e esse é um momento que nós adoramos.

Na semana passada, no dia 4 de maio, fizemos uma leitura compartilhada sobre a reportagem “Anvisa aprova vacina contra a dengue”, publicada na edição 201 do jornal.

Além da reportagem, compartilhamos a leitura do infográfico que está na mesma edição, e descobrimos muitas curiosidades sobre o mosquito Aedes aegypti, por exemplo, que são as fêmeas que transmitem a doença, pela picada.

Achamos muito importante que a Anvisa tenha aprovado uma vacina contra a dengue, que estará disponível no segundo semestre do ano, porém é uma pena que ainda não tenha prazo para que a Qdenga seja oferecida gratuitamente pelo SUS.

Muito obrigado por ler nossa carta, esperamos ansiosamente pela publicação.

Com muito carinho, alunos do 5º ano C, 10/5/2023.


 

São Paulo, 12 de junho de 2023.

Prezados amigos do Joca!

Somos estudantes do 5° ano A da Emef Prof.ª Marisa Moretti
Câmara, localizada no bairro Parque Dom João Neri, na zona leste de São Paulo. Temos entre 10 e 11 anos.

Queremos agradecê-los por nos presentear quinzenalmente com uma edição do jornal Joca. Fazemos leituras compartilhadas com nossos professores das notícias e nos divertimos muito com as curiosidades e jogos do caderno “Maluquices”.

Recentemente lemos a notícia “Caso da capivara Filó movimenta redes sociais e gera discussões”, da edição 205. Conversamos sobre o assunto e concordamos que o influenciador Agenor a trata respeitosamente e por isso merece continuar seu trabalho de cuidado com os animais. Queremos sugerir que em uma das próximas edições vocês tragam novidades sobre a Filó.


 

Querido jornal Joca,

Somos alunos do 5° ano C, da escola Marisa Moretti Câmara. Primeiramente, gostaríamos de parabenizá-lo por trazer notícias com temas interessantes e diferentes. Como alunos de escola pública, nós nos sentimos agradecidos e extremamente felizes por tudo que o jornal Joca faz por nós.

A nossa escola recebe o jornal quinzenalmente. Por isso somos gratos, pois nem sempre teríamos condições de comprar um material tão bom e de tanta qualidade como o que vocês nos proporcionam. Dessa maneira, nós nos mantemos informados e atualizados sobre as principais notícias do nosso país e do mundo. Além disso, o que nos deixa mais empolgados são  as maluquices, os passatempos e as curiosidades.

Obrigado, jornal Joca, por tanta dedicação, delicadeza e carinho que vocês têm conosco, alunos de escola publica. Com isso, sentimos que temos mais oportunidades e inspiração para não desistir dos nossos sonhos.

Abraços carinhosos,
5° ano C
Emef Marisa Moretti Câmara.


 

Cartas enviadas por estudantes da E. E. Alcides da Costa Vidigal

Desenhos enviados por estudantes da E. E. Alcides da Costa Vidigal


 

Olá jornal Joca!

Achamos a notícia “Cientistas divulgam maior explosão cósmica já captada” legal e importante. É um buraco grande e misterioso. Sugerimos mais notícias sobre o espaço, pois queremos trabalhar na Nasa.

Um abraço. Luca (8 anos) e Gabriel (8 anos), 3º ano B, Colégio Básico de Campinas.


 

Olá, equipe Joca!

Aqui é o Gustavo e o Michel, alunos do 5º A da Emef Leonardo Villas Boas, em São Paulo. Nós gostamos muito da reportagem sobre o Vini Jr. Ele sofre muito racismo na Europa, mas esperamos que o racismo acabe.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido