Em 2022, o número de endividados bateu recorde no Brasil. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% das famílias fecharam o ano com alguma conta em aberto. Dentre essas dívidas, 86,6% eram relacionadas ao cartão de crédito. Os números sinalizam o descontrole da maior parte dos brasileiros sobre esse modelo de pagamento.

O cartão é uma ferramenta de acesso rápido ao crédito. Quando o banco libera o cartão, já determina um valor máximo que o cliente pode usar para fazer compras ao longo do mês. Tudo que for gasto será cobrado na fatura do mês seguinte.

Pode parecer uma operação simples, mas é preciso alguns cuidados para não perder o controle. A regra mais importante é sempre pagar a fatura em dia. Isso porque, em caso de atraso, o juro cobrado pelo banco é muito alto, ou seja, o valor a ser pago será bem mais alto na próxima fatura.

Uma dica para não se perder nos gastos é anotar tudo que foi comprado e ter em mente o valor máximo que cabe no orçamento. Se o total gasto chegar a esse limite, melhor deixar novas aquisições para o próximo mês. Quando bem utilizado, o cartão de crédito facilita a vida e o acesso a bens.

Conheça o TINO Econômico
Chegou o TINO Econômico, novo jornal da editora Magia de Ler, que publica o Joca. Todo mês, você verá notícias sobre o mundo da economia e finanças nas edições do TINO e aqui na coluna do Joca. Para saber mais, acesse tinoeconomico.com.br.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido