Caros senhores(as) do jornal Joca,
Gostei muito da matéria “O que os jovens têm a dizer sobre o retorno às escolas?”, da edição 160. Achei muito interessante porque “superentendo” a resposta de cada um. Eu também quero muito voltar às aulas presenciais para poder reencontrar com todos os meus colegas e professores.
Atenciosamente,
Samyra F.

Eu gosto da Turma da Mônica e fiquei impressionada ao saber pela matéria “No aniversário de 85 anos, Mauricio de Sousa ganha exposição virtual”, da edição 160, que o Cebolinha tinha 60 anos.
Atenciosamente,
Gabrielly R.

Meu nome é Nicole, sou do 4º ano do Colégio Pentágono (Unidade de Alphaville, SP) e vim dar a minha opinião sobre a matéria “Uma escola na floresta”, publicada no Portal Joca. O texto é bem interessante. Essa escola é muito diferente da nossa e não é só porque é na floresta, e sim porque os alunos de lá têm que ficar 15 dias seguidos na escola e 15 dias em casa, e a gente não. Ficamos em casa e vamos para a escola todos os dias, menos sábado e domingo, mas a gente volta para casa todos os dias. Já neste tempo de pandemia, nossas aulas são on-line. Eu estou muito curiosa com essa matéria e acho que deveriam postar outra e descobrir mais sobre a escola. Achei muito interessante ter uma escola na floresta, mas acho horrível como as crianças dormem e o que elas comem, não é gostoso comer farinha. Por exemplo, esse pedaço do texto: “Lápis e caderno não são os únicos materiais escolares de Silane P., 17 anos. Com uma mala, um balde cheio de farinha e uma muda de abacateiro, ela espera pelo transporte escolar à beira do rio Mariepauá”. Vocês poderiam fazer uma campanha para arrecadar dinheiro para melhorias da escola. Acho que todos podem ajudar com uma doação.
Muito obrigada pela atenção,
Nicole do E. S.

Oi, Nicole! Essa escola é mesmo bem diferente da que você estuda. Em alguns lugares do Norte do país é comum dormir em redes (mais frescas para o calor da região) e a alimentação é baseada em produtos locais, como a mandioca, que é muito nutritiva e dá origem à farinha. Tudo isso faz parte do modo de vida de algumas pessoas que vivem no Norte — assim como a população do Sudeste tem seus costumes. Os hábitos culturais, e suas diferenças, devem ser respeitados. Ficamos felizes em saber que você leu a reportagem!
Equipe do Joca

Texto originalmente publicada na edição 163 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido