Em 1° de maio de 2019, a morte do piloto brasileiro Ayrton Senna completou 25 anos. Como forma de homenagear a vida e a carreira dele, a McLaren, empresa que produz automóveis, desenvolveu um supercarro chamado Senna, com 800 cavalos de potência — um automóvel comum tem cerca de 100 cavalos e os carros usados em corridas na época do Senna, menos de 600.Apenas 500 unidades foram fabricadas pela McLaren e todas já estão vendidas — seis foram adquiridas por brasileiros. Apenas um pouco maior do que um automóvel comum, o Senna tem como principais diferenciais: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos (o Nissan GT-R, carro mais rápido nesse sentido, atinge a velocidade em 2,7 segundos) e chega a 335 km/h.

No Brasil, o modelo custa em torno de 9 milhões de reais. Parte do lucro das vendas será doado para o Instituto Ayrton Senna, organização que tem como objetivo ampliar a educação de crianças e jovens do Brasil. Por meio da assessoria de imprensa, o instituto informou ao Joca que parte do valor arrecadado será destinada a projetos educacionais implantados pela organização em diversos estados e municípios, em soluções que vão desde a alfabetização até o ensino médio.

#pracegover: a imagem mostra o carro, nas cores preta, vermelha e branca. E traz os seguintes textos: Ficha técnica do Senna – Altura 1,195 m; comprimento: 4,74 m; Largura: 2,153 m; velocidade máxima: 335 km/h; peso: 1.198 kg; potência: 800 cavalos; motor: V8 biturbo; câmbio: 7 marchas. Imagem: divulgação.

Quem foi Ayrton Senna?
Um dos melhores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna foi tricampeão mundial de Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991. Ao longo da carreira, conquistou 41 vitórias, 65 pole positions (em que o piloto é
o primeiro na largada de uma prova) e esteve presente no pódio por 80 vezes entre 1984 e 1994 — ano da morte do piloto, aos 34 anos, em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

#pracegover: a imagem, e preto e branco, mostra Ayrton Senna durante a F1 de 1990. Ele usa macacão de corrida e olha para o lado direito. Ao fundo, arquibancada de um autódromo não identificado. Imagem: Divulgação/Instituto Aryton Senna.

 

#pracegover: a foto mostra Ayrton Senna dentro do carro McLaren MP4/6, no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1991. O carro tem cores branca e vermelha. Dentro, é possível ver o capacete amarelo do piloto. Imagem: Divulgação/Instituto Aryton Senna.

 

#pracegover: a foto mostra Ayrton Senna de frente, erguendo a taça durante o vitória no Grande Prêmio de Mônica em 1992. Ele usa macacão de corrida vermelho e boné azul-marinho. Ao fundo, um grupo de pessoas com roupa social. Imagem: Divulgação/Instituto Aryton Senna.

Fontes: Agência Brasil, Ayrton Senna, Estadão, G1, Instituto Ayrton Senna, Fantástico, Folha de S.Paulo, McLaren e Notícias Automotivas.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido