Em 1° de maio de 2019, a morte do piloto brasileiro Ayrton Senna completou 25 anos. Como forma de homenagear a vida e a carreira dele, a McLaren, empresa que produz automóveis, desenvolveu um supercarro chamado Senna, com 800 cavalos de potência — um automóvel comum tem cerca de 100 cavalos e os carros usados em corridas na época do Senna, menos de 600.Apenas 500 unidades foram fabricadas pela McLaren e todas já estão vendidas — seis foram adquiridas por brasileiros. Apenas um pouco maior do que um automóvel comum, o Senna tem como principais diferenciais: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos (o Nissan GT-R, carro mais rápido nesse sentido, atinge a velocidade em 2,7 segundos) e chega a 335 km/h.

No Brasil, o modelo custa em torno de 9 milhões de reais. Parte do lucro das vendas será doado para o Instituto Ayrton Senna, organização que tem como objetivo ampliar a educação de crianças e jovens do Brasil. Por meio da assessoria de imprensa, o instituto informou ao Joca que parte do valor arrecadado será destinada a projetos educacionais implantados pela organização em diversos estados e municípios, em soluções que vão desde a alfabetização até o ensino médio.

#pracegover: a imagem mostra o carro, nas cores preta, vermelha e branca. E traz os seguintes textos: Ficha técnica do Senna – Altura 1,195 m; comprimento: 4,74 m; Largura: 2,153 m; velocidade máxima: 335 km/h; peso: 1.198 kg; potência: 800 cavalos; motor: V8 biturbo; câmbio: 7 marchas. Imagem: divulgação.

Quem foi Ayrton Senna?
Um dos melhores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna foi tricampeão mundial de Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991. Ao longo da carreira, conquistou 41 vitórias, 65 pole positions (em que o piloto é
o primeiro na largada de uma prova) e esteve presente no pódio por 80 vezes entre 1984 e 1994 — ano da morte do piloto, aos 34 anos, em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

#pracegover: a imagem, e preto e branco, mostra Ayrton Senna durante a F1 de 1990. Ele usa macacão de corrida e olha para o lado direito. Ao fundo, arquibancada de um autódromo não identificado. Imagem: Divulgação/Instituto Aryton Senna.

 

#pracegover: a foto mostra Ayrton Senna dentro do carro McLaren MP4/6, no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1991. O carro tem cores branca e vermelha. Dentro, é possível ver o capacete amarelo do piloto. Imagem: Divulgação/Instituto Aryton Senna.

 

#pracegover: a foto mostra Ayrton Senna de frente, erguendo a taça durante o vitória no Grande Prêmio de Mônica em 1992. Ele usa macacão de corrida vermelho e boné azul-marinho. Ao fundo, um grupo de pessoas com roupa social. Imagem: Divulgação/Instituto Aryton Senna.

Fontes: Agência Brasil, Ayrton Senna, Estadão, G1, Instituto Ayrton Senna, Fantástico, Folha de S.Paulo, McLaren e Notícias Automotivas.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 131 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email