Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, será realizado o Carnaval de 2022 aqui no Brasil. A festa, mais uma vez, foi afetada pelas restrições causadas pelo novo coronavírus e não vai acontecer oficialmente em várias cidades. Isso não nos impede de celebrar em casa, com a própria família. Veja como a festa surgiu e como será neste ano.

Como o Carnaval surgiu

A festa como conhecemos se originou na Idade Média. A celebração antecede a Quaresma, que é o período em que os cristãos ficavam de jejum antes da Semana Santa, que se encerra com o domingo de Páscoa. A ideia era que as pessoas pudessem se divertir e celebrar antes da Quaresma.

No Brasil a festa começou após a chegada dos portugueses, entre os séculos 16 e 17. Na década de 1930, o Carnaval já era considerado a celebração mais popular do país, com carros alegóricos e muita música.

Folia em tempos de pandemia

Em 2021, a pandemia do novo coronavírus impactou o Carnaval. As restrições e o distanciamento social necessários para impedir a proliferação do vírus tornaram impossível comemorar a festa. Em 2022, depois de alguns meses de otimismo, governos e prefeituras ao redor do país decidiram suspender comemorações e blocos de rua. Em São Paulo, por exemplo, será realizado apenas o desfile das escolas de samba, entre os dias 22 e 23 de abril.

“A expectativa é gigantesca, porque temos funcionários que dependem disso, várias pessoas. A diretoria não, e sim as costureiras, os aderecistas, os patrocínios que vêm para fazer os carros alegóricos…”, explicou José Luiz de Freitas Alves, membro do departamento de fantasias e chefe de ala da Mocidade Alegre. “A nossa rotina foi trabalhar em fantasias, fazer carros alegóricos e ir tentando fazer ensaios de rua e de quadra. Agora estamos fazendo só ensaios de quadra porque a prefeitura proibiu os de rua”, completou.

Mesmo com o desfile ocorrendo, José Luiz explica que adaptações precisaram ser feitas. “Os desfiles tinham 3 mil componentes, e agora vamos desfilar com 1.500 por causa da pandemia. É tudo novo para a gente”, contou.

Fontes: G1, UFMG e UOL

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • davi

    2 anos atrás

    oi

  • Escola Carlos Araújo Pimentel 5 ano B

    2 anos atrás

    Achamos muito triste não podermos comemorar o Carnaval. Mas o cancelamento será necessário par a a nossa segurança, contra o Covid 19.

  • Eliane dos Anjos Silva

    2 anos atrás

    Concordo com vocês do 5° ano B. Por segurança de todos, cancelar é a melhor escolha.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido