Caixa contendo material radioativo e sinalização de perigo. Foto: Getty Images

No dia 1o de fevereiro, foi encontrada uma cápsula radioativa que havia sido perdida seis dias atrás em uma rodovia na Austrália, a Grande Rodovia do Norte. O pequeno cilindro, menor do que uma moeda comum, continha césio-137, substância fortemente radioativa que, só pela aproximação, é capaz de gerar graves ferimentos e queimaduras e até mesmo a morte. 

“Radioativo” é como chamamos um material capaz de liberar radiação, que é energia em ondas eletromagnéticas. Alguns tipos de radiação são extremamente perigosos para a vida humana.

A cápsula foi encontrada na beira de uma estrada da cidade de Newman, que fica no sul do estado da Austrália Ocidental, por um veículo que fazia parte da equipe de buscas acionada pelo governo australiano. As autoridades da Austrália haviam posto o país em alerta desde o primeiro dia em que foi notificada a perda do cilindro, orientando o que deveria ser feito caso alguém encontrasse a cápsula: manter uma distância de no mínimo cinco metros e entrar em contato com as autoridades.

O objeto caiu de um caminhão da empresa de mineração Rio Tinto Iron Ore, que realizava o trajeto para levar a cápsula até Perth, capital do estado da Austrália Ocidental. Durante os seis dias de busca, cerca de cem pessoas procuraram pelo cilindro nos 1.400 km percorridos pelo veículo.

A busca foi feita por profissionais da equipe de Serviços de Emergência da região acionados pelas autoridades locais. O cilindro só foi encontrado porque foi detectado por um equipamento que reconhece a presença de radiação. 

“Este é um resultado extraordinário… eles literalmente encontraram a agulha no palheiro”, declarou o ministro dos Serviços de Emergência, Stephen Dawson.

Agora, o cilindro será retirado da estrada e transportado até um local seguro. O presidente executivo da mineradora responsável pelo objeto, Simon Trott, pediu desculpas pelo ocorrido. No entanto, Andrew Robertson, diretor de saúde da Austrália, declarou que uma investigação será aberta para descobrir se as leis de segurança do país foram cumpridas pela empresa.

O cilindro radioativo perdido (e agora encontrado) serve para medir a qualidade do minério de ferro usado para fazer o aço de carros e ferramentas.

Glossário: 

Mineração: processo de extração de minerais da terra.

Ondas eletromagnéticas: tipos de energia que se propagam pelo espaço. Elas são usadas em máquina de raio X e até em televisões.

Fontes: G1, CNN, Estadão, Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido