captura-de-tela-2016-09-27-as-11-36-01

RESPOSTAS DOS ALUNOS DO

Centro Educacional Pioneiro, em SP

ESCREVA UM CONSELHO PARA O LUCAS, MENINO DE 10 ANOS QUE ESTÁ COM O SEGUINTE PROBLEMA: “EU NÃO GOSTO DE IR PARA A ESCOLA. NÃO É A MINHA ESCOLA, NÃO GOSTO DE NENHUMA ESCOLA MESMO. ACHO MUITO CHATO IR. COMO POSSO CONVENCER MINHA MÃE A FALTAR?”

Lucas, acho que sua ideia de faltar não é boa, então, aconselharia a pensar mais sobre isso. Na escola você aprende tudo que precisará quando for adulto.

Laura Braghetti Correia, 4º. D

 

Não falte, pois sem a escola você não vai fazer muitas coisas na sua vida porque tudo que aprender na escola você usará algum dia.

Henrique Heiji Ohara, 4º. D

 

Me desculpe, Lucas, não irei te ajudar porque é muito errado faltar à escola. Na escola você pode brincar, aprender, fazer muitas coisas. Sua mãe está certa de você ir para a escola, ela só quer seu bem. Por favor, vá à escola.

Obrigada por ter me ouvido, esse é meu conselho. Isso é para seu bem. Ouça sua mãe.

Aline Esteves Garcia, 4º. C

 

Lucas, fale a verdade para a sua mãe.

Vá para a escola, assim você pode conhecer outras pessoas, aprender mais e ter um futuro melhor.

Anna Kori Higuchi, 4º. C

 

Lucas, não sei bem o que dizer. A escola é um local incrível e é lá que você vai aprender muitas coisas para a vida inteira. Aproveite, você é um sortudo, tem pessoas iguais a você que não tem escola. A sugestão é que você não diga nada à sua mãe, estude e aprenda mais.

Tamara Luri S. Maia, 4º. C

 

Quando você vai para a escola novas portas (escolhas) se abrem e em cada porta tem mais emoções e histórias a serem vividas.

Arthur Ryu Miyashiro, 4º. B

 

Bom Lucas, a escola abre portas para a vida, para sonhos e muitas outras coisas.

Gabriel Yuji Horoiwa, 4º. B

 

Lucas, a escola é muito importante para o seu estudo. Quando você for adulto, sua vida vai ser brilhante, vai poder pagar as coisas para a sua família e também para você. Vai poder fazer viagens e passeios muito bons e também ter muitos amigos e etc. Aposto que quando você for adulto vai pensar: como foi bom ter ido à escola!

Ellen M. Fucatu, 4º. B

 

Lucas, acho que você precisa ir à escola para que encontre novos amigos, aprenda novas matérias. E a escola proporciona várias coisas legais. É só você pensar um pouco que conseguirá achar coisas legais em sua escola.

Rafael Murata, 4º. A

 

 

Ah, tente deixar a escola mais emocionante, por exemplo, nossa professora faz cada coisa diferente e às vezes me pergunto: o que a professora vai fazer hoje? Será que vai nos levar ao laboratório de informática? Ou será que nos levará ao parquinho? Será que vamos ganhar mais recreio?

Ou você pode pedir para sua professora o que você pode fazer para deixar a escola mais legal.

Yasmin Tsuchiya, 4º. A

 

Ah, Lucas. Pense em uma matéria que você goste e comece a pesquisar. Depois leve para lá alguma conclusão de suas pesquisas. Aí você vai começar a gostar de ir à escola porque terá um objetivo.

Angelo Montoya, 4º. A

 

Olha, eu sei que as vezes a escola é chata, mas pensa: na escola você tem amigos para brincar, para conversar e passar o tempo. Pensa em uma matéria que você gosta e traga alguma coisa relacionando a matéria. Sabe, uma coisa bem legal é mostrar para seus amigos e para sua professora.

É legal a escola, você só tem que ver o lado bom, eu prefiro brincar com meus amigos a ficar preso em casa. Eu não mando em você. Só estou te dando um conselho de criança para criança.

Isabella Fernandes, 4º. A

 

Lucas, também não gosto de ir. Mas se você pedir para sua professora passar a matéria que você gosta, ou fazer alguma brincadeira, pode ajudar a aula a ficar mais interessante. É assim que eu faço. A professora está na escola para nos ajudar, ensinar e a gente para descobrir novas coisas e aprender mais e mais.

Eu sei que as vezes não é fácil, passamos muitas dificuldades na vida, mas se você quiser se levantar e seguir em frente, você pode contar com sua professora, ela te ajudará.

Sofia Aiko Kishimoto, 4º. A

 

Lucas, você já pensou nas coisas legais que tem? Como quando há o recreio no terraço ou a aula de Ciências no laboratório?

A escola pode ser legal, é só você acreditar. Quando eu era menor eu também não gostava, mas eu acreditei que a escola podia ser legal e com isso a minha vontade de ir ficou bem maior e minhas aulas ficaram bem mais emocionantes.

Você pode levar alguma coisa para que você brinque com ela no recreio e na aula no laboratório. Assim você conseguirá acreditar que a escola pode ser tão legal quanto as férias.

Gabrielle Arai, 4º. A

 

Lucas, às vezes eu também não gosto de vir para a escola, mas aí eu lembro dos momentos mais legais como, por exemplo, quando a minha professora deixa a gente ir para o parque de areia. Ela é a única professora que faz mais ou menos um teatrinho com os alunos para a matéria ficar na nossa cabeça. Ela todo dia deixa a sala diferente, nós nunca sabemos onde vamos sentar. Às vezes ela nos deixa escolher o lugar, mas às vezes ela não deixa porque nós falamos muito.

Fale para sua professora fazer essas coisas, aí você vai sempre querer ir à escola porque você nunca vai saber o que vai acontecer e poderá ficar curioso para saber o que vai acontecer na aula.

É assim que minha professora faz, ela dá um suspense para a gente querer voltar para a escola.

Giovanna Hirata, 4º. A

 

Não convença sua mãe para faltar porque a escola é fundamental para um futuro com muito sucesso, dinheiro e felicidade. Talvez agora seja chato, mas na hora de ir pense apenas nas coisas boas, como os amigos. Já já você se acostuma com a rotina e lembre-se que o estudo é muito importante para o futuro.

Beatriz Mari Achida Yoshioka, 4º. E

 

Olha, você nunca parou para pensar porque temos que ir para a escola? A escola, se não fosse boa, nem existiria. Ela ensina, educa etc. Pode ser legal não ir para a escola, mas no seu futuro será muito importante.

Caroline Mei Hideshima, 4º. E

 

Lucas, a escola é muito legal, então, tente ver o lado bom das coisas. Por exemplo, lá você aprende e faz muitos amigos, então pense bem, ainda quer faltar?

Safira dos Reis da Cunha, 4º. E

 

 

 

O QUE VOCÊ FARIA SE FOSSE O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL?

Eu faria muitas coisas: daria moradia, alimentação e educação para as pessoas pobres. Faria um local para os idosos descansarem, pediria para as pessoas não poluírem o ambiente construiria latas de lixo perto de casa para reciclar, pouparia os preços de cada produto, desmataria o mínimo possível de árvores, e plantaria mais árvores para que os animais tivessem abrigos para morar, pediria para restaurantes, supermercados e lanchonetes higienizarem bem o local, a comida e os produtos, proibiria pichar muros, praticar o bullying, falaria para as pessoas qe trabalham em hospital de atender o máximo possível de pacientes que estão com graves problemas e proibiria de falar com preconceitos.

Bruna Yurie, 5º. C

 

Eu ouviria o povo e tentaria ajudar o máximo possível porque quando assisto ao jornal, vejo pessoas sem casa, sem médico e isso me dá muito dó delas.

Luca Kenji Bannai, 5º. C

 

Eu revisaria as leis do país, colocaria mais algumas, se necessário. Reforçaria a segurança de lugares perigosos, faria campanhas de doação para as pessoas mais pobres ou até doaria eu mesma, dinheiro para as creches.

Camila Suzuki, 5º. C

 

Eu iria proibir o trabalho infantil e se alguém fosse pego roubando, abusando de pessoas, sequestrando pessoas etc… seria preso perpetuamente. Eu não iria roubar o dinheiro do povo e sim ajudá-los. Os moradores de rua iriam ser recolhidos das ruas e receberiam todos os direitos das pessoas comuns.

Christopher Gilek Victorazzo, 5º. C

 

Se eu fosse presidente do Brasil, eu iria parar a desigualdade social: resolvendo, construindo novas casas para os pobres e eu mandaria construir escolas, hospitais e eu abaixaria os altos impostos.

Thiago Eiji Sakoda, 5º. A

 

Se eu fosse o presidente do Brasil, eu iria ser honesta, usando o dinheiro para melhorar as escolas, reformar os hospitais, construir moradias para necessitados, consertar os buracos das estradas para diminuir os acidentes.

Yumi Uehara de Luca, 5º. A

Se eu fosse o presidente do Brasil, eu faria com que todas as pessoas tivessem acesso à boa educação, construindo mais escolas. Também acabaria com a falta de moradia, construindo mais casas e construiria mais hospitais para atender pessoas.

Mariana Lika Tsuzuki, 5º. A

 

Se eu fosse a nova presidente do Brasil, eu aumentaria as linhas de metrô, acrescentaria mais ônibus, transformaria as periferias em lugares decentes para morar, acrescentaria escolas, fundaria empresas para combater o desmatamento, colocaria mais policiais em patrulha, contrataria mais médicos, construiria mais hospitais e postos de saúde, construiria casas populares para os sem teto, contrataria os desempregados e aumentaria os salários.

Juliana A. Koki, 5º. A

 

Eu melhoraria a área da saúde, melhoraria a segurança e usaria os guardas nas cidades, não para multar, mas para vigiar parques e praças.

Gabriel Fernandes Parolim de Morais, 5º. A

 

Se eu fosse o novo presidente do Brasil, distribuiria a renda entre a população de modo igual. Significa que todo mundo receberia a mesma quantidade.

Caio Soga, 5º. A

 

Eu iria investir na educação das crianças, construindo escolas, hospitais para todos terem saúde. Eu acabaria com a falta de moradia construindo casas e acabaria com a violência colocando pelo menos uma câmera em cada rua.

Aya Miyazaki, 5º. A

 

Eu acabaria com a corrupção e faria abrigos para os moradores de rua com comida, camas, lazer e educação. Daria mais atenção à saúde e educação.

Vanessa Nanami Ohara, 5º. B

 

Eu falaria para abaixar a quantidade de indústrias de madeiras porque isso está acabando com a floresta amazônica, eu abaixaria os impostos, colocaria mais câmeras de vigilância nas ruas e sempre um policial por perto, caso aconteça alguma coisa. Eu também construiria moradias com comida para quem não tem.

Gabriela Kiota Aymura, 5º. A

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Samuel Drury

    7 anos atrás

    Lucas a escola é importante as vezes chatas mas, você tem de ir onde você faz amigos ? com certeza na escola. de Samuel Drury Rio Claro SP Colégio Koelle

  • marco aurelio maia

    7 anos atrás

    Parabéns aos alunos pelas respostas. Essas atividades despertam a crítica e a preocupação que deve existir com as outras pessoas.

  • Joca

    7 anos atrás

    Que ótimo saber que os alunos e professores estão participando cada vez mais das atividades do jornal. O Jornal Joca incentiva muito a participação dos leitores! Por favor, continue a participar!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido