No meu prédio todo mundo resolve as coisas na pancadaria e eu tento conversar, mas nunca funciona. Como eu não sou muito forte, acabo saindo todo machucado. O que eu faço? Diego B., 9 anos

Já tentou avisar seus pais? Pode ser que eles conversem com os pais das outras crianças e tentem resolver essa “pancadaria”. Lucas K., 11 anos, de São Paulo (SP)

Oi, Diego, quando isso acontecer, chame o adulto mais próximo que você conheça para tentar te ajudar nessas situações de conflito. Boa sorte! Isadora P., 8 anos, de São Paulo (SP)

Ganhe o respeito de todos e seja carinhoso com os outros, mesmo que não sejam com você. Chame o síndico e a polícia se algo ficar pior. Se nada disso adiantar, tem a opção de falar com seus pais para tentar mudar de prédio. Annita M., 9 anos, de São Paulo (SP)

Procure outro lugar ou horário pra você. Assim, você evita confusão e conseguirá reunir mais amigos calmos. Yasmin C., 13 anos, de Ferraz de Vasconcelos (SP)

A ESPECIALISTA
Oi, Diego, levar as coisas na pancadaria é a pior forma de resolver algo. Você está certíssimo em tentar conversar, mas vou te falar uma coisa: para que haja diálogo, ainda mais para a resolução de um problema, as duas partes precisam querer. Quando alguém já vem com a ideia de resolver na pancadaria, será muito difícil conseguir na base da conversa. Afaste-se das pessoas que estão nervosas, agressivas, e tente falar com elas em um momento tranquilo, levantando a possibilidade de solucionar de outra maneira quando problemas surgirem. Sua postura é muito boa, mas se os outros não tiverem uma postura de diálogo, será muito difícil você conseguir. Boa sorte! Natércia M. Tiba Machado – psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família. Tel.: (11) 99938-0207

A psicóloga Natércia Tiba
#pracegover: Natércia Tiba usa blusa preta e sorri. Foto: arquivo pessoal

A próxima pergunta…
Não sou muito enturmada na escola, o que devo fazer? Sophia A., 10 anos


O que você faria se…
…se perdesse no espaço? Davi Eduardo C., 9 anos

Se eu me perdesse no espaço, eu amaria, porque conheceria o Sol, a Lua e tudo que tem por lá. Tainá M., 11 anos, de São Paulo (SP)

Se eu me perdesse sozinha, sem nenhum material para me ajudar, eu ficaria viajando, testando a gravidade e faria um tour espacial. Também tentaria testar várias teorias científicas! Ariela T., 12 anos, de São Paulo (SP)

Acho que a coisa mais sensata a se fazer seria procurar ajuda. Se tivesse chegado ao espaço, teria sido com uma nave espacial, e se estivesse dentro da nave, seria só procurar uma maneira de entrar em contato com a base na Terra. E se eu me perdesse em um planeta, por exemplo, tentaria sobreviver e talvez esperar que sentissem minha falta! Marina I., 12 anos, de São Paulo (SP)

Gritaria, correria ou ficaria quieta. Gabriela F., 10 anos, de Mococa (SP)

A próxima pergunta…
…estivesse com dificuldade na escola? Enzo G., 10 anos

Texto publicado originalmente na edição 187 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido