Canal aberto
Eu tenho um irmão bebê muito fofo e não consigo parar de apertá-lo. O que devo fazer? Beatriz, 9 anos

A especialista
É muito legal saber que você acha seu irmão fofo. Crianças pequenas são bem fofinhas mesmo, parecem bonecas. Porém, você precisa prestar atenção para ver se ele gosta de ser apertado sempre. Às vezes, isso pode irritá-lo. Se ele ficar feliz com o carinho, não vejo por que parar. Irmãos são um presente, então aproveite sem incomodá-lo!
Fifa Silveira – arteterapeuta e psicopedagoga. Tel.: (11) 99233 5954. fifasilveira@terra.com.br

Respostas de alunos da Escola Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (CE)

Tenha cuidado para não apertar com muita força e não machucá-lo. Talita F., 15 anos

Você poderia cuidar mais dele, sem apertar. Isabelly F., 16 anos 

A próxima pergunta…
O que você faz quando fica triste porque tirou uma nota baixa? Yasmin A., 9 anos

O que você faria se…
…pudesse ajudar as pessoas como um superherói? Ronnie G.

Respostas de alunos da Escola Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (CE)

Eu salvaria as pessoas que estivessem correndo perigo. Luiz Felipe T., 15 anos

Eu teria o poder de multiplicar as coisas, como comida para entregar às crianças que passam fome na África. Isadora S., 16 anos

Respostas de alunos da Escola Crescimento (MA)

Eu ajudaria todas as pessoas, independentemente de elas serem do bem ou mal. Luís Eduardo F., 7 anos

Eu iria proteger a cidade dos supervilões. Guilherme F., 7 anos

A próxima pergunta…
…fosse um cantor? Quem você gostaria de ser? Catarina B., 10 anos

Editores-mirins convidados desta edição

“Gostei de tudo na minha visita ao Joca”, Rodrigo C. R. S., 9 anos. #pracegover: o garoto sorri para a foto. Ele usa camiseta preta com listras brancas, tem cabelo castanho-escuro curto. Atrás dele, uma parece laranja com um quadro, onde se vê capas do jornal Joca.

 

Os editores-mirins Gabriela e Pedro. “Gostei de saber como foi feita a reportagem que usei na minha lição de casa [‘Insetos correm risco de sumir do planeta, diz estudo’ — edição 126]”, Pedro M., 7 anos. #pracegover: à direita está Gabriela, que usa vestido escuro com detalhes em rosa e tem uma tiara na laço no cabelo. À direita, Pedro, que veste moletom azul-escuro e tem cabelo curto. Atrás deles, uma parece laranja com um quadro, onde se vê capas do jornal Joca.
“Gostei muito de saber mais sobre design no Joca”, Heitor C. C., 10 anos. “Eu não sabia que a gráfica era tão grande!”, Sofia C. C., 10
anos. #pracegover: à esquerda está Heitor. Ele usa camiseta cinza, tem cabelo curto e sorri. À direita está Sofia. Ela veste blusa de frio rosa, usa óculos, tem cabelo comprido e sorri. Atrás deles, uma parece laranja com um quadro, onde se vê capas do jornal Joca.

Carta dos leitores

Olá, jornal Joca
Li a reportagem “ONU lança campanha para preservar línguas indígenas”. Achei o tema de extrema importância, porque, assim como dito na notícia, “sem essas línguas o mundo seria mais pobre”. Acredito nisso, pois muitas palavras do nosso vocabulário são de origem indígena. Apoio a iniciativa da ONU e espero que traga bons resultados.
Bruna Marcelino Colégio Santa Amália – Maple Bear Tatuapé (SP), 8ª B

Olá, Joca
Li a reportagem “As últimas notícias sobre Brumadinho” e achei muito boa a ideia de relatar os ocorridos dos últimos dias, como as causas ambientais e as investigações sobre o caso. Também gostei muito da maneira como vocês organizaram o texto, com um grande mapa, fotos e a divisão em tópicos. Acredito, porém, que os autores deveriam ter dado mais ênfase ao desaparecimento das 160 pessoas que ainda não foram encontradas. As famílias que ainda buscam familiares merecem satisfação. Com os jornais e sites pressionando as autoridades, talvez pudessem continuar com as buscas.
Lyvea Janes Suares Pedroso Colégio Santa Amália – Maple Bear Tatuapé (SP), 8ª B

Querido Joca,
Eu li a matéria que fala que em Bangcoc as escolas fecham por causa da poluição do ar. Nunca achei que chegaríamos a essa situação. Gostaria que a matéria desse mais detalhes a respeito do efeito que a poluição causa à saúde, mas, no geral, achei muito interessante. Muito obrigada.
Victorya Paola Shimabuco Fiani Colégio Santa Amália – Maple Bear Tatuapé (SP), 8ª A

*Confira mais comentários dos alunos do Colégio Santa Amália – Maple Bear Tatuapé (SP) no site do Joca: jornaljoca.com.br

Textos publicados originalmente na edição 128 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido