O canadense Christian Bagg sempre foi fã de atividades ao ar livre. “Eu participava de competições de snowboarding e mountain bike e gostava de caminhar, escalar e correr. Gostava de qualquer coisa que fizesse com que eu sentisse adrenalina e o coração bater mais rápido”, contou ele ao Joca.

Em 1996, porém, Bagg praticava snowboarding quando sofreu um acidente e perdeu o movimento das pernas. Mas ele não abandonou o amor por esportes: em 2008, começou a construir uma bicicleta para seguir se aventurando. “Sou designer mecânico, então não foi difícil construir a bike. O difícil foi criar o projeto de uma máquina que fizesse o que eu queria. Queria voltar a andar nas trilhas”, relembra. Ao fim, Bagg desenvolveu a bicicleta para ele. Até que uma jovem de 14 anos com paralisia cerebral pediu para usar a bike, e voltou do passeio dizendo que aquele havia sido o melhor dia da vida dela. “Eu me dei conta de que não podia construir a bicicleta só para mim”, afirma Bagg.

Foi assim que, em 2018, ele fundou a Bowhead Reach, empresa que vende bicicletas para pessoas com deficiência. Com as bikes, os usuários podem correr, subir e descer ladeiras e dar saltos com segurança e independência. Hoje, a companhia atua em todo o planeta. “Queremos dar a esses indivíduos a chance de ganhar independência — seja para fazer mountain bike, caminhar ou passear com o cachorro”, conclui Bagg.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido