Esta matéria foi originalmente publicada na edição 237 do jornal Joca
No dia 22 de janeiro, foi publicado um estudo na revista científica Science Advances, uma das mais importantes da área, mostrando que camundongos são mais inteligentes e empáticos do que pensamos. Durante observações, cientistas descobriram que esses animais sabem realizar cuidados de primeiros socorros e até reanimar um amigo que esteja passando por apuros.
No experimento, especialistas colocaram dois camundongos em uma gaiola. Depois, deram um remédio para que um deles desmaiasse. O outro animal tentou reanimar o colega dando patadas nele. Quando isso não deu certo, o camundongo alerta passou a morder o outro para tentar acordá-lo. Em seguida, ele abriu a boca do desmaiado e puxou a língua para desobstruir as vias aéreas e permitir que ele respirasse.
Segundo o artigo, os camundongos tinham apenas dois meses de vida quando o experimento aconteceu e nunca tinham presenciado essa ação antes, o que significa que os movimentos de primeiros socorros são instintivos e não foram aprendidos.
Não é a primeira vez que instintos de cuidados em animais são observados. Estudos antigos realizados com chimpanzés, golfinhos e até elefantes mostraram que estes animais são capazes de cuidar do colega em situações de risco. Pesquisas anteriores também mostraram ratos abrindo gaiolas para que os companheiros pudessem fugir.
FONTES: SCIENCE ADVANCES, G1 E SCIENCEALERT.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.