Das 2.300 crianças em abrigos, aproximadamente 50 são brasileiras.
Protesto contra a separação de famílias imigrantes em São Francisco, na Califórnia. (Foto: Tumblr slowlivinginthecity)
Protesto contra a separação de famílias imigrantes em São Francisco, na Califórnia. (Foto: Tumblr slowlivinginthecity)

Em apenas dez dias, uma campanha no Facebook recebeu mais de 20 milhões de dólares para ajudar crianças que foram separadas de suas famílias nos Estados Unidos por conta de algum problema com seus documentos de imigração.

O casal Charlotte e Dave Willner da Califórnia, criador da campanha, começou o projeto no dia 16 de junho com o objetivo de conseguir 1.500 dólares, 13 vezes menos do que o valor alcançado até agora. Com o sucesso inesperado, a campanha quebrou um recorde no Facebook, com a maior quantia arrecadada por meio de doações.

O dinheiro irá para a fundação RAICES (Centro de Refugiados e Imigrantes para Educação e Serviços Legais, em português), que ajuda imigrantes e refugiados no Texas, estado na fronteira com o México, principal país de origem dos imigrantes nos EUA. O site da organização até saiu do ar temporariamente por causa do alto número de doações.

Entenda

Por que crianças imigrantes passaram a ser separadas de seus pais nos EUA?
Ao cruzarem a fronteira ilegalmente (sem visto e outros documentos necessários ou com documentos falsos), os integrantes da família com mais de 18 anos pegos pela polícia dos Estados Unidos são processados legalmente e esperam um julgamento na prisão. Já os menores vão para abrigos criados exatamente para receber crianças. Antes de Trump, era comum que famílias pudessem aguardar um resultado do tribunal juntas e em liberdade.

Das 2.300 crianças em abrigos, aproximadamente 50 são brasileiras.

Por que a medida é criticada?
O nome dado à medida que tem separado as famílias imigrantes desde abril é “tolerância zero”. O problema com ela é que as condições nesses abrigos não são boas e as crianças acabam ficando separadas de seus pais por um período indeterminado de tempo.

O que Trump fez a respeito?
Depois de receber críticas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibiu, no dia 20 de junho, que famílias sejam separadas. Com essa nova ordem, as crianças são mandadas para centros de detenção junto com seus pais. A medida é polêmica porque é contra a lei mantê-las ali por mais de 20 dias.

Qual é a situação das famílias separadas agora?
Foi elaborada uma estratégia de comunicação para as famílias já separadas para que todos os pais saibam onde seus filhos estão. Também estão sendo construídas unidades de detenção próprias para abrigar famílias. Dentre as aproximadamente 2.300 crianças detidas, cerca de 50 são brasileiras.

Onde entra a RAICES, a fundação que arrecadou milhões de dólares pelo Facebook, nessa história?
A RAICES oferece, principalmente, advogados que ajudam os menores a encontrarem seus pais e vice-e-versa. Eles também têm planos de oferecer pediatras e psicólogos para as crianças. Para ajudá-las, além dessa arrecadação de fundos, serão realizados protestos e marchas em várias cidades dos Estados Unidos pedindo a ajuda do governo para reunir essas famílias.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido