A start-up inglesa bio-bean desenvolveu um biocombustível à base de café. O produto foi desenvolvido em parceria com a empresa Shell, especializada em produtos petrolíferos, e será usado para abastecer os ônibus da cidade de Londres, na Inglaterra.

Para a produção, a start-up recolhe as borras de café descartadas pelas cafeterias, pelos restaurantes e pelas fábricas. A tecnologia consiste em extrair o óleo da borra de café para produzir combustível com baixa emissão de gás carbônico.

A empresa já produziu 6 mil litros de óleo de café para o projeto piloto com a empresa pública de transporte de Londres. Esse combustível é suficiente para um ônibus circular durante um ano, de acordo com a bio-bean.

A Transport For London (TFL), órgão responsável pelo transporte público em Londres, tem buscado cada vez mais soluções sustentáveis para os transportes da cidade. Os ônibus convencionais têm sido substituídos por modelos híbridos – elétricos e a combustão – e movidos a eletricidade.

Biocombustíveis produzidos com produtos de resíduos, como óleo de cozinha e sebo de carne processada, já são usados em muitos ônibus. Mas está é a primeira vez que o café será usado para abastecer o sistema de transporte.

Segundo a bio-bean, os moradores de Londres produzem 200 mil toneladas de resíduos de café por ano, fruto do consumo de 55 milhões de xícaras de café, segundo estimativa da British Coffee Association (Associação Britânica de Café).

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ...SANTO CAFEZINHO!!! DE GRÃO EM GRÃO COM MÃOS DADAS À TECNOLOGIA :) PURA ENERGIA!!!! PROFª TELMA

  • Joca

    6 anos atrás

    Telma, você sabia que o café tem várias utilidades? O seu pó, além de servir como fertilizante natural, ajuda a clarear superfícies :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido