A Cia BuZum! que com seus três ônibus teatro viaja o país levando espetáculos para crianças em escolas, faz maratona com 18 sessões gratuitas, três espetáculos diferentes em oito horas de apresentações, em São Paulo. A companhia estreia o espetáculo Energia, sobre fontes energéticas do Brasil.


O BuZum!, companhia de teatro itinerante, completa cinco anos, e para comemorar realizará uma maratona de apresentações, os três ônibus teatro da Cia irão estacionar no MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo para a Maratona BuZum!

O evento acontecerá no dia 13/09 das 10h às 18h

Serão oito horas de apresentações em 18 sessões gratuitas e ininterruptas de três espetáculos, dois do repertório da companhia – Máquinas, sobre a história dos meios de transporte e 13 Gotas, que aborda o uso consciente da água – e a estreia de Energia, sobre as variadas maneiras de se produzir energia elétrica.

Em cinco anos de existência, a companhia, que viaja o país levando oito espetáculos criados especialmente para o público infanto-juvenil, já fez mais de seis mil apresentações para 300 mil crianças em 250 cidades, a maioria que não dispõem de teatro. Muitas dessas crianças nunca viram um espetáculo teatral e essa é a vocação do projeto: levar teatro para onde não há. ‘Nós fazemos uma pesquisa informal com as crianças e notamos que cerca de 90% nunca viu teatro na vida’, conta Mariane Gutierrez, diretora da companhia. O grupo viaja com três ônibus que fazem itinerâncias concomitantes para as capitais (já foram para São Paulo, Rio, Paraná, Bahia, Minas, Maranhão e Espírito Santo), sobretudo para cidades do interior, periferias e zonas rurais.

No MIS, são apresentados dois espetáculos que já circulam, Máquinas, e 13 Gotas, e a estreia de Energia, nova peça da companhia.

Energia
Com concepção e texto de Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e direção de Wanderley Piras, a peça mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz show, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que usamos para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

‘Queríamos mostrar que as crianças podem tratar a energia com mais consciência’, conta Mariane Gutierrez, diretora do projeto e responsável pela concepção e texto do espetáculo. ‘Num momento em que esse assunto está nas pautas dos jornais, o BuZum! se sente responsável por levar às crianças mais informações sobre um bem tão precioso para a sociedade’, conta.

Repertório
O repertório da companhia tem oito peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; e Máquinas, sobre a história dos meios de transporte. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Agora, a companhia estreia o espetáculo Energia, sobre as diferentes fontes de energia.

BuZum!
A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com números expressivos: são cerca de seis mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem a vocação de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.

Maratona Infantil MIS

Intervenções circenses, contação de histórias, oficinas e outros espetáculos integram esta edição especial da Maratona Infantil que, ainda, realizará feira gastronômica em sua área externa com a participação de Mini Gulaz, Pipocas Juquinha, Box da Fruta, Frida e Mina, Classic Hot Dog e Bistruck.  O Museu também realiza campanha de doação de brinquedos e alimentos.

Também haverá espetáculo da Cia Burucutu, com a Turma do Buribinha e exibição de animações da Mostra Anime Criativo, intervenção circence com a Palhaça Alderita e o Palhaço Fonso, trocas de figurinhas e brincadeiras divertidas.

Programação completa da Maratona Infantil: http://goo.gl/Ct6W9x.

Serviço
A Maratona Infantil + Buzum! | Especial de aniversário

Dia 13 de setembro, das 10h às 18h

40 lugares (dentro do BuZum!)

As senhas serão distribuídas 1 horas de cada sessão

Classificação: livre

Espetáculo Máquinas – Área externa
10h, 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30
O espetáculo conta a história dos meios de transporte, desde o descobrimento da roda até os mais modernos meios de locomoção, e a mudança que eles causaram na vida das pessoas e na evolução da sociedade.

Espetáculo 13 Gotas – Área externa
10h30, 11h, 13h, 14h, 15h30, 16h30
Por meio da manipulação de bonecos, teatro de sombras e luz negra, dois cientistas fazem experiências em seu laboratório e contam, de maneira muito divertida, a importância da água na vida de todos os seres do planeta.

Espetáculo Energia – Área externa
11h30, 12h30, 14h, 15h, 16h, 17h

Um divertido jogo entre a Energia e um garoto que adora vídeo game é o fio condutor do espetáculo, que irá mostrar as diferentes maneiras de se produzir energia elétrica no país, a água – usina hidrelétrica, o vento, o sol, a combustão e até a energia nuclear.

Oficina de teatro de papel – Sala de Interfaces
11h, 12h, 14h, 15h, 16h
As crianças podem montar um roteiro simples para encenar uma peça com o Teatro de Papel entregue a cada uma delas. Os atores ensinam algumas técnicas de manipulação dos bonecos de papel e dirigem o espetáculo que cada grupo criar. Ao final, os grupos apresentam seus espetáculos aos demais. Cada criança irá recebe gratuitamente um teatro de papel e poderá levá-lo para casa.

Mais informações em www.buzum.com.br
Youtube: https://www.youtube.com/user/canalbuzum
Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoBuZum

 

MIS – Museu da Imagem e do Som

Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Telefone: 55 11 2117 4777

www.mis-sp.org.br

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido