Levantamento mostrou que 87% dos entrevistados acreditam não utilizar IA no dia a dia
Grande parte dos brasileiros usa ferramentas de inteligência artificial (IA) sem saber, de acordo com uma pesquisa do Datafolha. Um dos fatores para esse cenário é a falta de conhecimento da população sobre as funcionalidades práticas dessa tecnologia. Entre os entrevistados, 60% já ouviram falar em recursos de IA, enquanto 40% afirmaram nunca ter ouvido falar.
Apesar do alto índice de conhecimento geral sobre a tecnologia, especialistas consideram que ele ainda está abaixo do esperado. Além disso, a maioria da população, cerca de 87%, acredita não utilizar inteligência artificial no dia a dia e apenas 13% afirma fazer uso dela de forma rotineira.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, João Victor Chagas, coordenador da área de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), afirmou que a pesquisa mostra que poucas pessoas entendem o que é IA e como ela atua na internet. Para ele, muitos acreditam que inteligência artificial se resume ao ChatGPT, chatbot que responde a comandos de texto (prompts) para fornecer informações e conteúdos específicos.
A plataforma desenvolvida pela empresa OpenAI foi a mais lembrada no estudo. Ela foi mencionada por 16% dos participantes, enquanto a Alexa, assistente de comando de voz da Amazon, foi a segunda, com 8%. No entanto, 29% disseram não saber o nome de nenhuma ferramenta.
De modo geral, a IA é um ramo da computação dedicado ao desenvolvimento de sistemas capazes de simular uma inteligência semelhante à humana, com o objetivo de automatizar tarefas e tomar decisões de maneira autônoma.
As aplicações mais comuns da inteligência artificial no cotidiano incluem chatbots de atendimento, que respondem a dúvidas ou reclamações de clientes. Além disso, há os algoritmos que recomendam conteúdos em redes sociais e plataformas de streaming com base nas interações dos usuários, bem como ferramentas de análise de crédito integradas a aplicativos bancários.
Plataformas muito acessadas pelos brasileiros, como Google, Facebook e Instagram, fazem uso de IA. No entanto, há uma falta de clareza por parte das empresas responsáveis por elas, que frequentemente não fornecem informações sobre a utilização, tampouco acerca da coleta de dados dos usuários.
A falta de senso crítico com relação à IA e o lento avanço da regulamentação (regras que devem ser seguidas pelas empresas e pelos usuários) do setor são pontos de preocupação por parte de especialistas. Eles temem que os usuários confiem mais do que deveriam nessas ferramentas.
“Não se sabe qual a metodologia de busca [do ChatGPT], quais sites ele consultou, se há algum plágio com base nas informações buscadas. São várias questões em que o ser humano ainda precisa estar no controle para se certificar”, afirmou João Archegas à Folha de S.Paulo.
Fonte: Folha de S.Paulo.
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