Foto: Rogério Santana/ GERJA pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, constatou que as meninas ingressam no esporte mais tarde, e que as mulheres praticam mais atividades físicas que esportes.

A pesquisa constatou que quase a metade da população não faz nenhuma atividade física. Pouco mais da metade dos brasileiros (54,1%) praticam alguma atividade física, no país dos jogos olímpicos 2016, mas a maioria faz isso sem qualquer orientação (90,3%), revela pesquisa.

Segundo a pesquisa, 41,6% dos homens começam a praticar esporte entre 6 e 10 anos, enquanto, no sexo feminino, o percentual cai para 29,7%.

Os meninos superam as meninas na faixa etária anterior, de até 5 anos: 7,1% dos que praticam começaram nessa idade, quando, entre as meninas, a fatia é de 6%.

Dos 11 aos 14 anos, meninos e meninas têm percentuais parecidos, de 31,3% e 31,5%, e as faixas etárias seguintes têm percentuais maiores para as mulheres, o que, segundo Cassia, mostra que elas começam mais tarde no esporte.

A pesquisa mostra que 50,4% das mulheres são sedentárias, valor nove pontos percentuais maior do que o dos homens (41,2%). Elas, no entanto, declararam praticar mais atividades físicas que esportes, enquanto os homens afirmaram o contrário. A diferença entre os homens e as mulheres esportistas é de mais de 20 pontos percentuais, com 35,9% contra 15,6%.

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. CorinthiansO esporte mais praticado pelos homens é o futebol, com 66,2%, e o preferido das mulheres é o voleibol, com 20,5%. Cassia Damiani disse que as mulheres experimentaram um crescimento grande na prática de futebol, chegando a 19,2%, principalmente se for considerado que até 1979 a prática não era permitida por lei para elas, por ser considerada “incompatível com a natureza feminina”. “Isso prejudicou muito. É da prática que se forja a continuidade, o aprendizado e a maturidade”.

No alto rendimento, a prática esportiva é igual entre homens e mulheres: 0,7% de ambos os sexos declararam ter participado de competições nacionais ou internacionais de algum esporte. Nas outras categorias, considerando competições estaduais, municipais e torneios informais, as mulheres ficam atrás.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email