Astrônomos brasileiros anunciam a descoberta de novo planeta, semelhante a Júpiter

Foto: ESO/ M. Kornmesser

Foto: ESO/ M. Kornmesser

Um planeta gigante gasoso, gêmeo de Júpiter foi descoberto por uma equipe liderada por pesquisadores da USP. Batizado de HIP11915, ele está na órbita de uma estrela gêmea do Sol.

O planeta tem uma massa muito semelhante à de Júpiter e orbita a sua estrela aproximadamente à mesma distância que Júpiter orbita o Sol.

A descoberta desse “gêmeo” de Júpiter — com a mesma massa e em órbita semelhante — pode indiciar a presença de um sistema planetário parecido com o nosso próprio Sistema Solar.

exoplaneta (nome dos planetas que orbitam uma estrela diferente do nosso Sol) fica quase exatamente na mesma posição que Júpiter ocupa no nosso Sistema Solar, conforme divulgou o Observatório Europeu Sul (ESO, na sigla em inglês).

A procura de uma nova Terra 2.0 e de um novo Sistema Solar 2.0 completo, é um dos esforços mais excitantes da astronomia.

A participação brasileira na descoberta foi possível porque, no acordo de adesão ao Observatório Europeu Sul, em dezembro de 2010, os astrônomos do país têm acesso a todas as instalações de observação do ESO.

A descoberta foi feita com o auxílio do HARPS, um dos instrumentos para detectar exoplanetas montado em um telescópio no Observatório de La Silla, no Chile.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Orlando Silva

    3 anos atrás

    EU GOSTEI MUITO

  • JOAO PEDRO

    3 anos atrás

    BEM LEGAL

  • Orlando Silva

    8 anos atrás

    Gostei

  • Joca

    8 anos atrás

    Que bom que gostou, Orlando! Obrigada por nos escrever!

  • talita

    8 anos atrás

    muito interessante,mas qual é o nome desse planeta

  • Joca

    8 anos atrás

    Oi Talita! Ele foi batizado de HIP11915 e está na órbita de uma estrela gêmea do Sol. Obrigada por escrever ao Joca, escreva sempre para gente!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido