Por Felipe Sali

Um grupo de pesquisadoras da Universidade Positivo, no Paraná, desenvolveu uma pomada capaz de curar feridas de diabéticos (pessoas que sofrem de diabetes, doença que afeta como o açúcar é processado no sangue). A novidade foi divulgada em 10 de fevereiro.

pomada para diabéticos
#pracegover: frasco em ambiente de testes em laboratório ao lado de ramo da erva da qual é extraído o óleo para a criação de pomada. Imagem: divulgação.

A ideia surgiu quando a pesquisadora Jéssica Martim lembrou que seu avô diabético fazia um chá com erva baleeira (planta cujo nome científico é Cordia verbenacea) para ajudar na cicatrização de feridas. Foi assim que ela e as colegas Leila Maranho e Thais Casagrande decidiram estudar a erva em laboratório e desenvolver uma pomada a partir de um óleo presente na planta.

Trata-se da primeira pomada do tipo usando as propriedades da erva baleeira como base. “Um dos diferenciais é a eficácia da pomada”, disse Thais Casagrande em entrevista ao Joca. “Principalmente na regeneração do tecido, vascularização [formação ou desenvolvimento de vasos sanguíneos] e limpeza da ferida”, completou. Desde o começo do projeto até o fim dos testes, foram 18 meses de trabalho. Agora, o desafio é colocar o produto nas farmácias. “Primeiro, a pomada deve passar por clí- nicas de pesquisa que vão fazer outros testes. Só depois de aprovada é que poderemos fazer o pedido de comercialização para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, disse Thais.

Por que diabéticos precisam desse tipo de pomada?
Quando nos machucamos, o sistema imunológico (conjunto de células do corpo responsável por nos proteger) age para cicatrizar a ferida.

Quem tem diabetes fica com o sistema imunológico fraco. Isso significa que qualquer machucado, por menor que seja, pode se tornar algo perigoso. A pomada funciona como uma ajudante do sistema imunológico, trabalhando contra as feridas.

 

Fontes: CNN, Época, R7 e Revista Galileu.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido