A brasileira Edina Alves foi convocada para apitar o Mundial de Clubes de 2020, que será realizado no Catar, em fevereiro deste ano. Ela é a única mulher árbitra de campo, ao lado de seis homens. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), no dia 4 de janeiro.

Edina começou a trajetória como árbitra há dez anos e faz parte do quadro de funcionários da Fifa desde 2016. Ela foi a primeira mulher a apitar o Campeonato Brasileiro em 14 anos, nos jogos da Série A, em 2013. Edina fez sua estreia internacional na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019.

#pracegover: Edina Alves correndo em campo durante partida da Copa do Mundo
de Futebol Feminino entre Nova Zelândia e Holanda no Stade Océane, Le Havre (França), em 11 de junho de 2019. Ela usa uniforme composto por camiseta azul-clara e short preto. Foto: Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images

Outras mulheres no Mundial
Além da Edina, mais duas mulheres farão parte da equipe do Mundial de Clubes de 2020. A brasileira Neuza Back e a argentina Mariana de Almeida vão atuar como bandeirinhas no campeonato.

Neuza integra o quadro de funcionários da Fifa desde 2014. Ela foi bandeirinha na equipe liderada por Edina no último Mundial feminino, além de ter participado de uma partida da Copa Sul-Americana masculina e de vários jogos da Série A do Brasileirão.

A nomeação de mulheres para campeonatos internacionais masculinos da Fifa começou em 2017, quando a suíça Esther Staubli arbitrou um jogo na Copa do Mundo Sub-17. Em 2019, a uruguaia Claudia Umpiérrez apitou duas partidas do torneio.

Mundial de Clubes
Foram convocados para o Mundial sete árbitros de campo, 11 bandeirinhas e sete árbitros de vídeo. O grupo deve viajar ao Catar uma semana antes do início do evento para cumprir os protocolos de cuidados com o novo coronavírus.

A disputa estava marcada para dezembro do ano passado, mas foi adiada por conta da pandemia, e deverá ser realizada de 1º a 11 de fevereiro de 2021. Estão classificados seis times: Bayern de Munique, Tigres, Ulsan Hyundai, Al Ahly, Auckland City e Al-Duhail.

O representante da América Latina, que entrará direto na semifinal, será o vencedor da Libertadores, a ser conhecido no dia 30 janeiro, na final entre Palmeiras e Santos.

Fontes: CBF, Fifa, Globo Esporte, R7 e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 163 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido