A atleta Luísa Stefani se tornou, no dia 1º de novembro, a primeira tenista brasileira a entrar no top 10 do ranking da WTA (lista que mostra os profissionais que tiveram o melhor desempenho na modalidade em determinado período). A esportista aparece na nona colocação entre as melhores jogadoras de duplas (time de duas atletas).

“[Entrar no top 10] sempre foi uma meta pra mim. É uma grande conquista alcançá-la”, escreveu Luísa, em sua conta no Twitter.

A posição no ranking é consequência de um ano repleto de conquistas para a brasileira. Uma delas foi na Olimpíada de Tóquio, em que Luísa e sua dupla, Laura Pigossi, faturaram medalha de bronze e entraram para a história como as primeiras tenistas brasileiras a conseguir uma medalha olímpica.

#pracegover: a tenista Luisa Stefani em quadra com uma raquete nas mãos. Ela usa regata azul escura e saia preta. Crédito de imagem: Dylan Buell/Getty Images

Brasileiros de destaque no tênis
No masculino, cinco tenistas brasileiros já entraram no top 10 do ranking da WTA. Na categoria de duplas, Marcelo Melo (primeiro colocado), Bruno Soares (segundo), Cássio Motta (quarto) e Carlos Kirmayr (sexto); e na categoria simples, Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga (primeiro lugar).

O WTA, porém, não é a única classificação da história a medir a qualidade dos tenistas. Criado em 1975, ele não chegou a incluir grandes nomes do esporte, como a brasileira Maria Esther Bueno, a maior tenista do Brasil entre homens e mulheres — e uma das maiores da história da modalidade. Em 1959, a atleta ficou em primeiro lugar entre os melhores tenistas da época e permaneceu no top 10 até 1968.

Top 10 das melhores tenistas de dupla do mundo

1) ELISE MERTENS, Bélgica
2) KATEŘINA SINIAKOVÁ, República Tcheca
3) BARBORA KREJČÍKOVÁ, República Tcheca
4) HSIEH SU-WEI, Taiwan
5) GABRIELA DABROWSKI, Canadá
6) SHUKO AOYAMA, Japão
7) ENA SHIBAHARA, Japão
8) SHUAI ZHANG, China
9) LUÍSA STEFANI, Brasil
10) DARIJA JURAK, Croácia

Fontes: GE, site oficial Maria Esther Bueno, WTA Tennis e Twitter Luísa Stefani.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 180 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido