_ufg0446zika

A brasileira Celina Turchi entrou na lista dos dez cientistas mais importantes de 2016 da Nature, uma das revistas de ciências mais importantes do mundo.

Celina, que é médica especialista em doenças que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, foi uma das responsáveis por descobrir que o vírus da zika era o causador da microcefalia, doença em que os bebês nascem com o cérebro menor do que o normal.

Com o aumento no número de casos de crianças com o problema, o Ministério da Saúde do Brasil pediu que a médica, que mora e trabalha em Pernambuco, fizesse pesquisas para saber mais sobre a doença.

_ufg0508

Para ajudá-la nessa tarefa, Celina entrou em contato com cientistas e médicos do mundo todo. Assim, ela formou uma equipe com pessoas especializadas em diferentes áreas da saúde, como neurologistas, pediatras, biólogos e outros.

Além de Celina, também entraram na lista cientistas como o espanhol Anglada Defendi, que descobriu um planeta parecido com a Terra, e a argentina Gabriela González, criadora de uma pesquisa sobre ondas gravitacionais.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Álvaro Elias

    7 anos atrás

    PARABÉNS Dra CELINA!

  • Joca

    7 anos atrás

    Parabéns, mesmo, Álvaro, ela merece! E parabéns para vc, que leu a matéria! Continue a ler o Joca para saber tudo sobre o mundo!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido