O BRASIL FOI O PAÍS com o maior número de medalhas conquistadas no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado, entre os dias 10 e 12 de maio, em Cuiabá, no Mato Grosso. Ao todo, o Brasil conquistou 17 medalhas de ouro, 12 de prata e 15 de bronze. A Espanha ficou em segundo lugar, com 15 medalhas no total, sendo quatro de ouro, sete de prata e quatro de bronze. 

A competição, que reúne países de língua espanhola e portuguesa da Europa, Américas e África, teve a participação de 556 atletas, de 23 países: Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

Do Brasil, foram 86 atletas participantes, sendo 43 mulheres e 43 homens, formando a maior delegação do evento. O campeonato também serviu de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, já que pontos são somados no ranking mundial com base no desempenho de cada atleta.

Destaques 

A primeira brasileira a conquistar medalha de ouro foi a paranaense Valdileia Martins, no salto em altura, no dia da abertura do evento. Muitas provas tiveram dois atletas brasileiros no pódio. No salto triplo feminino, Gabriele Sousa ficou com o ouro e Regiclécia Cândido ganhou a prata.

Outro destaque na competição foi Pedro Henrique Nunes, que quebrou o recorde sul-americano do lançamento de dardo ao alcançar a marca de 85,11 metros. “Eu vinha fazendo treinos muito bons e queria tirar esse peso das costas. Os treinos visam à principal competição do ano, que são os Jogos Olímpicos, mas claro que para isso eu tinha de ir bem no Ibero-Americano e nos dois GPs do Brasil que virão na sequência”, disse Pedro para o site da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Na mesma disputa, outro brasileiro, Luiz Maurício Dias da Silva, ficou com a medalha de bronze ao atingir 82,02 metros com seu lançamento. 

#pracegover: Valdileia veste shorts e top azul e verde. Ela está saltando sobre uma barra durante o Campeonato Ibero-Americano. Crédito de imagem: Wagner Carmo/CBAt

FONTES: UFMT, OLYMPICS, OLIMPÍADA TODO DIA E UOL.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 224 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido