A Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizou na última sexta-feira, 1° de dezembro, o sorteio da Copa do Mundo da Rússia, que ocorrerá entre os dias 14 de junho e 15 de julho 2018.

A anfitriã Rússia ficou no Grupo A e vai encarar como adversários Arábia Saudita, Egito e Uruguai. Já a Alemanha, atual campeã, caiu no Grupo F e terá concorrentes mais fortes, como México e Suécia, além da Coreia do Sul.

Já o Brasil caiu no Grupo E e fará sua estreia em 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov. O segundo adversário será a Costa Rica, no dia 22 de junho, em São Petersburgo, e o último duelo da fase de grupos será em Moscou, contra a Sérvia, no dia 27.

Na história dos Mundiais, o Brasil já enfrentou sete vezes esses adversários – contando os quatro duelos contra a Iugoslávia – a Sérvia é um dos países que formavam a antiga Iugoslávia. E se depender do histórico, a vida dos comandados do técnico Tite não será muito fácil.

Contra a Iugoslávia, foram quatro confrontos, com dois empates (em 1954 – Brasil 1 x 1 Iugoslávia e 1974 – Brasil 0 x 0 Iugoslávia); e uma vitória para cada lado (1930 – Iugoslávia 2 x 1 Brasil e 1950 – Brasil 2 x 0 Iugoslávia). Após o desmembramento da Iugoslávia, em 2003, Brasil e Sérvia se enfrentaram apenas uma vez, em 2014, em amistoso. A vitória foi verde-amarela por 1 a 0. 

Contra a Suíça, em 1950, o resultado foi empate: 2 x 2. Já diante da Costa Rica, foram duas vitórias da seleção brasileira: 1990 – Brasil 1 x 0 Costa Rica e 2002 – Brasil 5 x 2 Costa Rica.

Confira algumas curiosidades sobre os Mundiais:

– O mascote da Copa da Rússia é o Wolf Zabivaka™. Ele foi desenhado por uma estudante e escolhido por meio de uma votação online.

– Duas seleções farão suas estreias em mundiais na Copa da Rússia: Islândia e Panamá.

– O Grupo H, que tem as seleções de Polônia, Senegal, Colômbia e Japão, é o único que não tem pelo menos um campeão da Copa do Mundo.

– Além do duelo entre Brasil e Sérvia (ex-Iugoslávia), outros dois jogos já se repetiram em Mundiais: Argentina x Nigéria e Alemanha x Suécia. Na Rússia, será o quinto duelo entre essas equipes.

– Em todas as edições da Copa do Mundo, as seleções anfitriãs sempre se classificaram para a segunda fase do torneio. Exceção à Copa de 2010, quando a África do Sul foi eliminada na fase de grupos.

30% das Copas do Mundo foram conquistadas pelo país anfitrião. A última seleção a garantir o título em seu território foi a França, em 1998.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • be.Living Educação Bilingue

    6 anos atrás

    copa e dimais

  • Joca

    6 anos atrás

    :)

  • Fillipe Putencio Maia

    6 anos atrás

    o Brasil vai pra final junto com a Russia, e o Brasil vai ser campeão da copa da russia

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Vamos ficar na torcida, Fillipe. ;-)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido