#pracegover: imagem de cachoeira, cercada por mata e pedras, na Chapada dos Veadeiros. A luz do solar ilumina parte da mata. Ao fundo, no alto, céu azul com algumas nuvens. Crédito da imagem: Agência Brasil/José Cruz.

Por Joanna Cataldo

Brasil é um país cheio de belezas naturais, atrações culturais e patrimônios históricos. Porém, o número de turistas estrangeiros por aqui ainda é baixo. Um relatório divulgado em 2018 pelo Ministério do Turismo mostrou que, em 2016 (último ano em que o estudo foi realizado), o Brasil ficou na 44ª colocação na classificação de países que mais recebem turistas – os primeiros colocados foram França, Estados Unidos e Espanha.

Entre 2016 e 2017, segundo dados da Organização Mundial do Turismo, houve aumento de apenas 0,6% na quantidade de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil. Número bem menor do que o crescimento visto em países vizinhos da América do Sul. Enquanto o Uruguai, que tem 3,4 milhões de habitantes, recebeu cerca de 4,2 milhões de turistas estrangeiros em 2017, o Brasil, com população de 209 milhões de pessoas, foi visitado por mais ou menos 6,5 milhões de estrangeiros no mesmo período.

“O turismo gera trabalho e renda para o país”, explica Elzário Júnior, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo. Para aumentar a procura de estrangeiros, ele acredita que é preciso valorizar mais os profissionais da área e baixar o chamado “custo Brasil” – os altos gastos para fazer negócios por aqui. “Isso estimularia as empresas de avião, ônibus e navio a ampliar frotas para o país.”

Além disso, Elzário defende ações para incentivar os brasileiros a conhecer o Brasil. “Pode ser mais fácil atrair o turista nacional, que não precisa atravessar continentes e enfrentar a barreira da língua”, conclui ele.

País de origem dos turistas que mais visitam o Brasil: 

• ARGENTINA 2.622.327 turistas
• ESTADOS UNIDOS 475.232turistas
• CHILE 342.143 turistas
• PARAGUAI 336.646 turistas
• URUGUAI 328.098 turistas

AMÉRICA DO SUL*: crescimento no número de turistas estrangeiros na comparação entre 2016 e 2017 (em %)

#pracegover: gráfico em barras com as seguintes informações: Argentina – 1%; Brasil – 0,6%; Chile – 14,3 %; Colômbia – 21,4%; Equador – 13,4%; Guiana – 5,1%; Paraguai – 17,5%; Peru – 7,7%; Suriname – 8,2%; Uruguai – 21%.

*Não há dados sobre Bolívia, Guiana Francesa e Venezuela.

CONHEÇA MELHOR O BRASIL
Brasileiros que viajam dentro do território do país também ajudam a estimular o turismo por aqui. Veja dicas de destinos imperdíveis:

FLORESTA AMAZÔNICA (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins)
Na maior floresta tropical do mundo, os turistas podem passear de barco pelos rios, caminhar pela mata, visitar aldeias indígenas e observar animais (boto-cor-de-rosa, jacaré, bichopreguiça, entre outros). Mas lembre: é proibido tocar neles!

GRAMADO (RS)
A cidade encanta os visitantes com suas belas paisagens naturais e construções em estilo europeu. As crianças costumam se divertir com os pedalinhos do Lago Negro, o Mini Mundo (local com réplicas pequenas de prédios famosos) e o Snowland, primeiro parque de neve indoor do Brasil.

CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)
O parque tem natureza exuberante. Os visitantes podem fazer trilhas, nadar nos rios, tomar banho de cachoeira e observar os animais (tucano, veado-campeiro, tamanduá, entre outros).

PARATY (RJ)
Cidade de arquitetura colonial com paisagens naturais. Os turistas podem passear pelo centro histórico, que tem construções da época em que o Brasil era colônia de Portugal, e fazer atividades ligadas à natureza, como caminhar na mata, visitar ilhas e mergulhar com peixes, arraias etc.

OLINDA (PE)
A cidade é conhecida pelas construções históricas do período colonial e pelo Carnaval, quando as ruas são tomadas por blocos de gêneros como frevo e maracatu. Os principais destaques da festa, porém, são os bonecos de Olinda: com mais de 2 metros, eles “desfilam” pela cidade.

Fonte: Organização Mundial do Turismo.

Esta reportagem foi publicada originalmente na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido