A Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizou, em 1º de abril, o sorteio das partidas que vão acontecer na primeira etapa (a chamada fase de grupos) da Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. O Brasil, que está no Grupo G, estreará contra a Sérvia, em 24 de novembro, às 16h (horário de Brasília).

Depois, enfrentará a Suíça (28 de novembro) e Camarões (2 de dezembro).

Na Copa do Mundo da Rússia, de 2018, o Brasil também enfrentou a Sérvia e a Suíça na fase de grupos. Na época, os brasileiros venceram os sérvios por 2 a 0 e empataram em 1 a 1 com os suíços.

A seguir, confira todos os grupos da primeira etapa da Copa do Mundo do Catar

Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda.

Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e país indefinido até o momento (os candidatos são: Escócia, Ucrânia e País de Gales — um deles ainda será classificado).

Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.

Grupo D: França, Dinamarca, Tunísia e país indefinido até o momento (os candidatos são: Austrália, Emirados Árabes Unidos e Peru — um deles ainda será classificado).

Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão e e país indefinido até o momento (os candidatos são: Costa Rica e Nova Zelândia — um deles ainda será classificado).

Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia.

Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.

Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

Mascote da Copa
O mundial terá como mascote oficial um personagem chamado La’eeb (em árabe, língua oficial do Catar, o termo significa “jogador muito habilidoso”). Segundo a Fifa, a aparência da mascote é inspirada em um lenço típico da cultura árabe. Na internet, GIFs, adesivos e papéis de parede com o La’eeb serão compartilhados com os usuários e, nos estádios, funcionários usarão fantasias do símbolo do torneio.

mascote da copa catar 185
#pracegover: ilustração da mascote da Copa no Catar, nomeada de La’eeb, lembra um lenço estendido com os braços abertos. Ela é branca, tem detalhes em vermelho, dois olhos e boca. Crédito de imagem: TWITTER FIFA

Fontes: Terra, Twitter oficial Fifa e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido