Três instituições ambientais se uniram para criar um centro de preservação de animais e plantas brasileiras que, em consequência da ação do homem, correm o risco de deixar de existir no futuro. Lançado no dia 18 de março, o Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil oferece treinamentos e dados sobre preservação para entidades e grupos que podem ajudar na conservação das espécies, como governos, organizações não governamentais (ONGs), zoológicos e comunidades locais.

A instituição é administrada pelo Parque das Aves, organização do Paraná especializada na conservação de pássaros da Mata Atlântica, pela Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional Para a Conservação da Natureza e pelo Grupo Especialista em Planejamento Para a Conservação.

Ao Joca, Fabiana Rocha, coordenadora no Brasil do Centro de Sobrevivência de Espécies, disse que só com planejamento e trabalho em equipe será possível evitar a extinção de espécies ameaçadas. “É extremamente importante o trabalho de conservação. Temos que fazer isso verificando o que está acontecendo com cada espécie e fazendo o melhor planejamento possível para ajudá-la. Precisamos unir as pessoas, traçar um plano e executá-lo juntos”, explicou.

Quem quiser saber mais sobre o projeto e o trabalho que está sendo feito pode visitar o site csebrasil.org.br.

#pracegover: a foto mostra duas onças-pintadas em área de vegetação. Crédito de imagem: Instituto Sustentar

Quantas espécies ameaçadas existem no Brasil?
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 16.645 espécies de animais e plantas do país concluiu que 3.299 delas ou seja, 19,8%) correm o risco de não existir mais caso não seja feito um esforço para preservá-las. O estudo é de 2014, mas os resultados foram divulgados em novembro de 2020.

Espécies ainda não descobertas
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature, em 22 de março, apontou que o ser humano só descobriu entre 13% e 18% de todas as espécies de vertebrados (animais que possuem coluna vertebral) terrestres do planeta. De acordo com o estudo, o Brasil é o país com o maior número de vertebrados terrestres ainda não identificados pela ciência — 10% de todas as espécies não descobertas estão no nosso país.

#pracegover: a foto mostra duas araras-azuis em uma árvore. Crédito de imagem: Instituto Sustentar

Fontes: Agência Brasil, Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil e Nature.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 167 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Lenda

    2 anos atrás

    é legal mas tipo eu tenho assinatura mas diz que espirou sendo que já paguei

  • Felipe Sali

    2 anos atrás

    Oi, Lenda. Tudo bom? Qual é o seu e-mail de contato? Vamos passar para a equipe responsável checar o que aconteceu com a sua assinatura. Atenciosamente.

  • Alessandra Sampaio

    2 anos atrás

    Bom dia, editores do Joca! Aqui é uma de seus leitores mais interessados pelo Joca! Meu nome é Olivia, e eu amo animais, e assim, amei a reportagem que vocês fizeram sobre o novo centro de conservação para espécies em extinção. Eu me interesso muito por coisas assim, resgates de animais e coisas do tipo. Eu e minha mãe adotamos animais de rua às vezes, cuidamos por algum tempo, e depois buscamos lares para eles! O que eu amo fazer! É muito interessante passar por esse processo de cuidado animal. Abraços, Olivia Ceppas. Espero mais reportagens incríveis como esta! Obrigada pelas excelentes reportagens!

  • Rosana Finardi

    3 anos atrás

    Nós achamos essa reportagem muito interessante e esperamos que as pessoas ajudem a Natureza do mesmo jeito que ela nos ajuda no dia a dia. Enzo F. M. Vasconcelos, Irlan B. de Oliveira, Leticia F. Ribeiro e Guilherme P. de Seco

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido